Mais uma edição do Russian Film Festival chega ao Brasil


Este é o terceiro ano consecutivo do evento no Brasil mas, pela primeira vez, o público poderá assistir aos filmes no cinema

De 23 a 26 de junho, em São Paulo, no Petra Belas Artes, acontece a nova edição Russian Film Festival – Volta ao Mundo. A programação, com ingressos gratuitos, inclui três longas-metragens dirigidos por mulheres e um documentário sobre o grande cineasta russo Andrei Tarkovsky, cujo 90º aniversário será celebrado neste ano.

O público brasileiro conhecerá ainda mais de perto o trabalho das diretoras russas. Em 2021, quando o Russian Film Festival foi realizado online no Brasil, segundo os resultados do festival, os filmes mais vistos foram dirigidos por mulheres. A escolha desses filmes para o programa do RFF no Brasil e o interesse do público local por eles não é acidental: na América Latina, o tema da liderança feminina é muito relevante: há alguns anos, a região é famosa pelo maior número das mulheres na política; e as mulheres também são bastante ativas em outras áreas de atividades sociais e culturais.

O Russian Film Festival – Volta ao Mundo é organizado pela ROSKINO com o apoio do Ministério da Cultura da Federação Russa e do Comitê de Turismo de Moscou. O parceiro do festival é o portal de informações turísticas Discover Moscow. Confira abaixo a programação:

Andrei Tarkovsky. O cinema como oração
Direção - Andrei Tarkovsky Filho (2019)
Data - 23 de junho - quinta-feira
Horário - 19h


Documentário sobre o grande cineasta russo Andrei Tarkovsky, que teve grande influência na cultura mundial. Esta é uma crônica inédita, na qual o mestre fala sobre arte, espiritualidade e busca criativa. No ano do 90º aniversário do realizador é uma boa oportunidade para redescobrir a sua obra. O filme foi exibido na 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo em 2019, e concorreu na Competição Novos Diretores (indicação de Melhor Filme), e também concorreu ao Prêmio de Melhor Documentário (Clássicos de Veneza) no 76º Festival de Cinema de Veneza.

Um fôlego
Direção - Elena Khazanova (2020)
Data - 24 de junho - sexta-feira
Horário - 19h


Drama esportivo baseado na história de vida da “rainha do mergulho livre” Natália Moltchanova. Ela começou a praticar esse esporte radical apenas aos 40 anos, conseguiu estabelecer mais de 40 recordes mundiais, se tornou multicampeã mundial, e fundou a Federação de Freediving na Rússia. Este é o primeiro longa-metragem russo rodado em alto-mar a uma profundidade de 100 metros.

Quero casar
Direção - Sonya Karpunina (2022)
Data - 26 de junho - domingo
Horário - 19h


Comédia romântica sobre uma jornalista que tem tudo conforme o planejado: um trabalho de apresentadora na TV, um noivo rico e bem-sucedido. Porém, o plano se arruína quando um encontro casual desencadeia uma série de eventos que mudam completamente sua vida.

A Primeira Neve
Direção - Natália Konchalovskaya (2021)
Data - 25 de junho - sábado
Horário - 19h


Tragicomédia sobre a relação entre mãe e filha. A obra levanta questões filosóficas e sociais relacionadas não se depender de ideias convencionais sobre o sucesso e felicidade. O filme é a estreia da filha do famoso diretor russo Andrei Konchalovsky, cujos filmes foram indicados ao Oscar três vezes.

Serviço
Russian Film Festival
Período - de 23 a 26 junho
Local - Petra Belas Artes
Endereço - R. da Consolação, 2423 – Consolação - São Paulo
Os ingressos para as exibições estão disponíveis gratuitamente na bilheteria do cinema
Para mais informações clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários