Festival Varilux de Cinema Francês inova e traz séries em sessões gratuitas


Além da exibição de sete produções francesas contemporâneas, o evento contará com masterclasses com profissionais da área

Sempre atento às transformações do audiovisual e em dia com o que há de mais moderno das produções francesas, o Festival Varilux de Cinema Francês apresentará sete séries recentes que transitam entre os mais variados gêneros. Serão exibidos os dois primeiros episódios de cada uma delas em São Paulo, de 20 a 22 de junho, e no Rio de Janeiro, de 22 a 24 de junho, com entrada gratuita. Para mais informações clique aqui.

Inédita num festival brasileiro, essa experiência colocará o publico nacional em contato também com renomados profissionais da área, especialistas em séries, que promoverão masterclasses nas duas cidades, e discutirão sobre a escrita, a dramaturgia e direção. Os encontros não são exclusivos para profissionais, e são abertos a todos que querem entender melhor esse universo das narrativas de audiovisual mais longas.

"Todos aqueles que participam do Festival Varilux sabem que sempre lutamos para apoiar o cinema. Mas também sabemos que há coisas extraordinárias acontecendo fora dos cinemas. Na França, o talento e a criatividade de roteiristas, diretores e atores recentemente também passou a se concentrar em séries. A qualidade e diversidade dessas produções as tornam cada vez mais um elemento fundamental no audiovisual francês", diz Emmanuelle Boudier.

Sobre as séries

As 7 obras selecionadas mostram um painel amplo e diverso da produção francesa contemporânea no formato, transitando entre o drama, o suspense e a fantasia. Atualmente, as narrativas de audiovisual mais longas ganharam um papel de destaque, quase tão próximas do cinema. Foi-se o tempo que eram apenas entretenimento de televisão. A seleção evidencia as qualidades das produções francesas, que abordam temas mais variados, desde duas jovens se unindo contra um ambiente hostil, até dramas de guerra e suspense sobre a indústria fitossanitária.

O festival também exibirá um comovente drama protagonizado por uma jovem bailarina “Etoile” da Ópera de Paris, que tenta uma segunda chance; um eletrizante suspense sobre dois policiais em busca de um assassino serial; outro suspense policial que será exibido no Festival tem ao centro uma mulher acusada injustamente de matar seu ex-marido; e uma fantasia de mistério que traz ao centro um grupo de cientistas e uma descoberta inusitada.

Sobre os talentos

Além de exibir as séries, o Festival trará profissionais que trabalharam nessas produções e compartilharão com o público sua experiência. O roteirista Antoine Lacomblez é responsável pela criação de duas séries de suspense do festival: O que Pauline não diz e Jogos de Poder, premiada no Festival La Rochelle. Em 2018, o SACD, a Sociedade dos Escritores e Compositores Dramáticos, concedeu-lhe o prêmio de melhor roteirista de televisão. Ao lado do diretor Jean-Philippe Amar (As sentinelas) concederá as duas masterclasses que acontecerão em São Paulo e Rio.

Também já estão confirmados no Festival, Alexandre Piel, produtor de Jogos de Poder e A Corda (Arte); Isabella Barsumian, distribuidora de Cheyenne e Lola e As sentinelas e Soizic Gelbard, produtora na Gaumont (O que Pauline não diz) e Thomas Triboit, diretor do departamento das Séries na Orange Studio (As Sentinelas e Opera).

Confira abaixo mais detalhes das séries que serão exibidas no Festival Varilux de Cinema Francês:

Cheyenne e Lola

Foto - Lincoln/TV Orange Studio

Cheyenne e Lola é o encontro de duas jovens opostas que se encontram, apesar de si mesmas, presas em uma engrenagem infernal. Para sobreviver e partir para a conquista de um ambiente que lhes é muito hostil, elas não têm escolha a não ser unir forças e, pouco a pouco, tornarem-se amigas.

Assista ao trailer:


Ficha técnica
Cheyenne e Lola
2020 | Drama
Título Original - Cheyenne et Lola
Duração - 8 episódios com 50 minutos cada
Direção - Eshref Reybrouck
Elenco - Veerle Baetens, Charlotte Lebon
Showrunners - Virginie Brac e Fanny Talmone

As Sentinelas

Foto - Divulgação

Na região de Mopti, no Mali, a seção da tenente Anaïs Collet, destacada como parte da Operação Barkhane, dedica-se a rastrear terroristas. Mas uma emboscada com consequências dramáticas revive as tensões entre os militares e a população maliana, que aceita cada vez menos a presença francesa.

Assista ao trailer:


Ficha técnica
As Sentinelas
2022 | Drama
Título Original - Les Sentinelles
Duração - 7 episódios com 50 minutos cada
Direção - Jean-Philippe Amar
Elenco - Pauline Parigot, Louis Peres e Birane Ba
Showrunners - Thibault Valetoux e Frédéric Krivine

Jogos de Poder

Foto - Divulgação

Um agricultor com leucemia, um parlamentar idealista, um acusado multinacional, um lobista disposto a tudo para defender os interesses de seu cliente e um jornalista comprometido: eis os principais elementos desse jogo de poder. Um thriller emocionante inspirado em fatos sobre a atividade dos lobbies e da indústria fitossanitária.

Assista ao trailer:


Ficha técnica
Jogos de Poder
2019 | Thriller
Título Original - Jeux d'influence
Duração - 6 episódios com 60 minutos cada
Direção e Criaçao - Jean-Xavier de Lestrade e Antoine Lacomblez
Elenco - Alix Poisson, Laurent Stocker e Jean-François Sivadier

O Que Pauline Não Diz

Foto - Divulgação

Pauline presencia a morte de seu ex-marido e por um concurso de circunstâncias, se torna a principal suspeita do crime. E cada vez que tenta se justificar, se afunda um pouco mais, até perder a confiança da sua própria família.

Assista ao trailer:


Ficha técnica
O Que Pauline Não Diz
2021/2022 | Drama
Título Original - Ce que Pauline ne vous dit pas
Duração - 4 episódios com 52 minutos cada
Direção - Rodolphe Tissot
Elenco - Ophelia Kolb, Grace Seri e Sylvie Testud
Showrunners - Antoine Lacomblez e Julien Capron

Ópera

Foto - Divulgação

Na Ópera de Paris, Zoé, uma bailarina estrela de 35 anos com uma carreira deslumbrante, vive hoje em excesso: festas demais, amantes, ansiedade... mas ela vai lutar contra a instituição, seus pares e principalmente contra ela mesma para ter uma segunda chance.

Assista ao trailer:


Ficha técnica
Ópera
2021 | Drama
Título Original - L'Opera
Duração - 8 episódios com 50 minutos cada
Elenco - Ariane Labed, Raphaël Personnaz e Suzy Bemba
Showrunners e Direção - Cécile Ducrocq e Benjamin Adam

Síndrome E

Foto - Caroline Dubois

Síndrome E é o termo para o comportamento assassino de certos indivíduos. Os policiais parisienses Franck Sharko e Lucie Hennebelle investigam o mundo arrepiante da manipulação mental e da neurociência quando cinco cadáveres são encontrados horrivelmente mutilados. Baseado no livro epônimo de Franck Thilliez.

Assista trecho do primeiro episódio:


Ficha técnica
Síndrome E
2021 | Policial
Título Original - Syndrome E
Duração - 6 episódios com 52 minutos cada
Elenco - Vincent Elbaz, Jennifer Decker e Emmanuelle Béart
Showrunners - Mathieu Missoffe

A Corda


Um pequeno grupo de cientistas isolado em uma base na Noruega descobre uma corda misteriosa e aparentemente interminável que corre ao longo de seu observatório e na floresta próxima. Alguns decidem segui-la. A expedição inocente se transforma lentamente em uma busca para desvendar esse mistério. Adaptado do romance alemão homônimo de Stefan aus dem Siepen.

Assista ao trailer:


Ficha técnica
A Corda
2022 | Fantasia
Título Original - La corde
Duração - 3 episódios com 50 minutos cada
Direção - Dominique Rocher
Elenco - Suzanne Clément, Jean-Marc Barr, Christa Théret e Jeanne Balibar

Serviço

Séries do Festival Varilux de Cinema Francês

São Paulo
Período - de 20 a 22 de junho
Local - Teatro da Alliance Française
Endereço - Rua General Jardim, 182 - 3º e 4º andares - Vila Buarque - São Paulo

Rio de Janeiro
Período – 22 a 24 de junho
Local - Estação Net Rio
Endereço - R. Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo - Rio de Janeiro

Masterlclasses
Com Antoine Lacomblez e Jean-Philippe

São Paulo
Data - 22 de junho - quarta-feira
Horário - 17h
Local - Teatro da Alliance Française
Endereço - Rua General Jardim, 182 - 3º e 4º andares - Vila Buarque - São Paulo

Rio de Janeiro
Data - 24 de junho - sexta-feira
Horário - 18h
Endereço - R. Voluntários da Pátria, 35 - Botafogo - Rio de Janeiro

Postar um comentário

0 Comentários