Editora Dublinense lança romance vencedor do Prêmio Minas Gerais de Literatura


Obra 
Mobiliário para uma fuga em março, de Marana Borges, dialoga com Hilda Hilst, Marguerite Duras, Samuel Beckett e Guimarães Rosa, entre outros

Um teclado sem pilhas, carretéis vazios, o jardim de inverno em um país tropical. A partir dos objetos e espaços de casa de infância, a narradora reconstrói a arquitetura da sua própria história: a ausência do pai, a mãe controladora e a relação confusa com o irmão. A casa aos poucos ergue-se como grande personagem e o centro de um segredo silenciado pela família. Neste romance-poema, inúmeros tempos e olhares se atravessam para traçar um plano de fuga. Com toques de ironia e um lirismo incomum, Marana Borges nos enlaça em uma trama sobre lugares e relações difíceis de abandonar. Mobiliário para uma fuga em março, seu romance de estreia, ganhou o prêmio Minas Gerais de Literatura.

Mais sobre a obra:

  • Relações familiares - o livro fala sobre como pode ser difícil sair de casa e abandonar laços familiares e de como, mesmo ao deixá-los, eles nos perseguem.
  • Violência e mulher - com um discurso poético, a narradora tenta dar conta da violência, sem nunca conseguir nomear o que de fato aconteceu. A narrativa é ambígua, e cabe ao leitor tirar suas conclusões.
  • Língua portuguesa e imigração - a história se passa entre São Paulo e Lisboa, e celebra o encontro entre as variantes do português do Brasil e de Portugal. Todo um novo vocabulário é revelado para o leitor brasileiro, bem como as dificuldades do imigrante para se integrar a um outro país.
  • Forma experimental - o livro é um "romance-poema", termo que a autora concebeu. Em capítulos curtos, prosa e poema se revezam, se complementam e se disputam. Conforme o livro avança, fica mais difícil estabelecer os limites: a prosa vai se estilhaçando e virando verso.
  • Influências literárias - a obra dialoga com Hilda Hilst, Marguerite Duras, Samuel Beckett e Guimarães Rosa, entre outros.

Sobre a autora

Foto - Anahí Borges

Marana Borges nasceu em São Paulo em 1984. Estudou artes marciais, teatro, astrologia. Formou-se em Jornalismo na USP e é mestre em Teoria da Literatura pela Universidade de Lisboa. Como ficcionista, foi selecionada para uma bolsa de criação literária concedida pela Fundação Biblioteca Nacional, e seus contos receberam o prêmio Humberto de Campos. Mobiliário para uma fuga em março, seu romance de estreia, ganhou o prêmio Minas Gerais de Literatura.

Ficha técnica
Mobiliário para uma fuga em março
Autor - Marana Borges
Editora - Dublinense
Páginas - 400
Preço - R$ 39,90 (e-book) e R$ 49,32 (impresso)
Para mais informações ou comprar o e-book clique aqui e o livro impresso aqui

Postar um comentário

0 Comentários