MAM SP realiza bate-papo sobre a a exposição Samson Flexor - além do moderno

Foto - Estúdio em Obra

Evento, com a participação da curadora da exposição Kiki Mazzucchelli e Cauê Alves, curador-chefe do museu, acontece de 04 de junho. O catálogo da mostra estará à venda na loja do museu na data

O Museu de Arte Moderna de São Paulo realiza uma conversa entre Kiki Mazzucchelli, curadora da exposição Samson Flexor: além do moderno, e o curador-chefe do MAM São Paulo, Cauê Alves no sábado, dia 04 de junho, no auditório do museu. Samson Flexor, conhecido como um dos pioneiros da abstração no Brasil, participou ativamente deste importante movimento de renovação das artes visuais no país na década de 1950. No dia do evento, o catálogo da mostra estará à venda na loja.

A conversa terá como pauta a forma com a qual a exposição foi construída, trazendo luz à obra tardia de Flexor, que marca sua transição do moderno para o contemporâneo ao confrontar questões éticas e estéticas de seu tempo. "A exposição Samson Flexor: além do moderno busca justamente propor uma reavaliação do legado do artista, sendo a primeira mostra a enfatizar as obras produzidas após seu período de engajamento com a linguagem da abstração geométrica. No âmbito da historiografia da arte contemporânea, testemunhamos hoje um movimento de intensa revisão e expansão dos cânones", escreve Mazzucchelli em texto que assina no catálogo da exposição.

Foto - Estúdio em Obra

Além de Kiki e Cauê, o catálogo apresenta textos de Mario Pedrosa, Vilém Flusser, Vera Pedrosa e Clarival do Prado Valladares. O volume ainda traz imagens de obras e vistas da exposição, além de uma reprodução do poema “Aquarelas”, escrito por Flexor em 1961, e uma cronologia da trajetória do artista por Silvia Cajado. A apresentação é assinada pela presidente do MAM São Paulo, Elizabeth Machado.

A exposição, com quase uma centena de obras do artista, traçando panorama de sua trajetória, continua em cartaz no MAM até o dia 26 de junho. Para participar da conversa no dia 04 de junho, preencha o formulário de inscrição no site do museu aqui.

Sobre Kiki Mazzucchelli

Foto - Divulgação/Arquivo Pessoal

Kiki Mazzucchelli é diretora artística da Galeria Luisa Strina, em São Paulo. Exposições recentes incluem Eleonore Koch: The Essential Painter (Modern Art, Londres e Mendes Wood DM, Nova York, 2020-21); Flávio de Carvalho: O antropófago ideal, (S2 Gallery, London / Galeria Almeida & Dale, São Paulo, 2019); Conjuro de ríos - Selva Cosmopolítica (Museo de Arte de la Universidad Nacional, Bogotá, Colômbia, 2018) e Site Santa Fe Biennial (Site Santa Fe, Novo México, 2016). Seus textos sobre a obra de artistas latino-americanos foram publicados em diversos catálogos e monografias (Jonathas de Andrade, Manuela Ribadeneira, Marcius Galan, Maria Isabel Rueda, Maxwell Alexandre, Paulo Monteiro, Paulo Nimer Pjota, entre outros). Organizou as monografias de Tonico Lemos Auad (Koenig, Londres, 2018) e ‘Marcelo Cidade: Empena Cega’ (Cobogó, Rio de Janeiro, 2016). Desde 2017 é membro do conselho do Prêmio Pipa.

Sobre Cauê Alves

Foto - Estúdio em Obra

Cauê Alves é bacharel, mestre e doutor em Filosofia pela FFLCH-Universidade de São Paulo. Desde 2020 é curador-chefe do Museu de Arte Moderna de São Paulo. É professor do Departamento de Artes da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da PUC-SP, desde 2010. Entre 2016 e 2020 foi curador-chefe do MuBE, onde realizou ao lado de outros profissionais as exposições Ambiental: arte e movimentos (2019), Burle Marx: arte, paisagem e botânica (2018-2019), premiada pela ABCA, Amazônia: os novos viajantes (2018) e Pedra no Céu: Arte e a Arquitetura de Paulo Mendes da Rocha (2017). Foi co-curador, com Vanessa K. Davidson, de Past/ Future/ Present: Contemporary Brazilian Art, no Phoenix Art Museum, Arizona, USA e MAM-SP (2017-2019). Foi curador assistente do Pavilhão Brasileiro da 56ª Bienal de Veneza (2015). Publicou texto no catálogo da exposição Mira Schendel, Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, e Pinacoteca do Estado de São Paulo (2014) e Tate Modern, Londres (2013). Fez a co-curadoria de Más Allá de la Xilografía, no Museo de la Solidaridad Salvador Allende, em Santiago, Chile (2012). Foi curador adjunto da 8ª Bienal do Mercosul (2011) e co-curador, com Cristiana Tejo, do 32º Panorama da Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo (2011).

Serviço
Conversa sobre a exposição Samson Flexor: além do moderno
Com Kiki Mazzucchelli e Cauê Alves
Data - 04 de junho - sábado
Horário - 10h
Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo - Parque Ibirapuera
Endereço - Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portões 1 e 3
Entrada Gratuita
Link para Inscrição aqui
Mais informações 11 5085-1300

Postar um comentário

0 Comentários