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Yara de Novaes e Guilherme Leme Garcia. Foto - Leekyung Kim |
Retirar a mulher da condição de “caixa preta da humanidade”, este foi um dos pontos que impulsionaram Marcia Zanelatto, dramaturga petropolitana, autora do texto da peça, revisitar a relação de um dos casais mais controversos do teatro mundial.
“As personagens femininas de William Shakespeare merecem a atenção dos criadores contemporâneos”, diz a dramaturga. É como se estivéssemos vendo o bordado pelo avesso, pela parte de trás; o que podem dizer os arremates da costura, o que podem revelar os caminhos que as linhas fazem para tecer a trama? Não deixa de ser uma leitura feminina de uma obra máxima sobre as articulações do patriarcado entre homens e mulheres no poder”, completa. Entretanto, nessa leitura cirúrgica ninguém sai impune, ambos os personagens são expostos, ele na sua fragilidade cega e destrutiva e ela em sua fúria obcecada pelo poder masculino".
O casal Macbeth deixa seu passado longínquo para discutir, sob uma perspectiva contemporânea, questões que atravessaram sua história como culpa, traição, amor, rivalidade e poder. A peça transcorre em quadros episódicos que mostram os bastidores emocionais da obra original colocando em jogo arquétipos masculinos e femininos. De forma poético-filosófica, e tendo como diretriz o pensamento do Século XXI, são perpassadas diferentes camadas estruturais da arte, da política e das relações humanas.
Macbeth volta ao centro do pensamento para, por meio da tensão entre ambição e pulsão de morte, iluminar ou chamar à reflexão questões extremamente atuais como a necropolítica, desigualdade social, narrativas impostas, equidade de gênero, racismo, apagamentos históricos e novos tipos de guerra em tempos de revolução tecnológica e de comunicações.
Marcio Aurelio convidou Mara Borba para dividir a encenação; artista múltipla, diretora, coreógrafa e intérprete/criadora, com quem trabalhou na Alemanha. Mara trouxe o corpo à cena como princípio criativo, sugerindo aos atores que escrevessem suas partituras gestuais a partir de uma proposição inicial. “Trabalhar com o genial Marcio Aurelio e com Mara Borba, artista estupenda da dança, me fez relembrar o início de minha carreira quando estudei dança com Ivaldo Bertazzo, Sônia Mota e Maria Duschenes, coreógrafa e pioneira da dança moderna no Brasil”, diz Guilherme.
O núcleo criativo do espetáculo conta ainda com a cenógrafa Mira Andrade, o estilista João Pimenta nos figurinos, iluminação de Aline Santini, vídeos de Maurício Brandão, assistência de direção de Lígia Pereira e Diogo Pasquim, Igor Sane como operador de luz, Lúdi Lucas na operação de som e fotografias de Leekyung Kim. Marcio Aurelio também assina a trilha sonora do espetáculo.
Sinopse
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Yara de Novaes e Guilherme Leme Garcia. Foto - Leekyung Kim |
Precisamos falar sobre poder e o que não serve mais. Redimensionar. Sobretudo nas esferas política e humana, um poder que invariavelmente se torna o de decidir quem pode ou não viver e de que maneira. Para investigá-los, “outros detalhes de uma peça escocesa ” abre um foco sobre os dois personagens principais do clássico Macbeth; explorá-los, ouvir suas vozes ocultas, acompanhar as reentrâncias de seus conflitos, trazendo hipóteses para segredos insinuados na obra original.
Ficha técnica
Lady x Macbeth - outros detalhes da peça escocesa
A partir de “Macbeth” de William Shakespeare
Texto - Marcia Zanelatto
Direção - Marcio Aurelio e Mara Borba
Elenco - Yara de Novaes e Guilherme Leme Garcia
Direção de Arte - Mira Andrade
Figurino - João Pimenta
Iluminação - Aline Santini
Trilha Sonora - Marcio Aurelio
Vídeo Projeções - Fabi Prado-MOX
Motion Design - Lucia Gambelli
Consultoria Técnica de Projeção - Rodrigo Caldeira Batista
Assistente de Direção - Lígia Pereira e Diogo Pasquim
Operador de Luz - Igor Sane
Operador de Som - Lúdi Lucas
Direção de Palco - Nietzsche
Fotos - Leekyung Kim
Logomarca do Espetáculo - Laerte Késsimos
Visagismo - Andrey Batista
Acessórios - Karina Brilhante
Assessoria de Imprensa - Adriana Monteiro | Ofício das Letras
Produção Executiva - Camila Bevilacqua e Diogo Pasquim
Direção de Produção - Luís Henrique Luque Daltrozo
Produção - Daltrozo Produções
Realização - Sesc São Paulo
Agradecimentos - Alex Giostri, Carlos Gradim, Claudia Odorissio, Cynthia Petnys, Débora Falabella, Franco Lipppi, Maurício Brandão, Murillo Carraro, Thiago Fink e Well Coelho
Serviço
Lady x Macbeth - outros detalhes da peça escocesa
Temporada - de 30 de abril a 05 de junho
Horário - sexta a sábado, às 21h e domingo, às 18h (sessão extra dia 02 de junho, quinta-feira, às 21h)
Duração - 60 minutos
Local - Sesc Consolação - Teatro Anchieta
Endereço - Rua Doutor Vila Nova, 245 - Vila Buarque - São Paulo
Capacidade - 280 lugares
Ingresso - R$ 40,00 (inteira), R$ 20,00 (meia) e R$ 12,00 (Credencial Plena)
Ingressos disponíveis para venda em aqui ou nas bilheterias das unidades do Sesc SP
Classificação - 16 anos
Informações 11 3234-3000
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