Revés de um parto - Luto materno


No livro, onze mães falam da avassaladora dor da experiência da partida dos filhos; porém, mais do que falar da morte, essas mulheres falam da vida, honrando a memória daqueles que se foram e mostrando como ressignificar a dor, em vez de lutar contra ela

“Oh, pedaço de mim/ Oh, metade arrancada de mim/ Leva o vulto teu/ Que a saudade é o revés de um parto/ A saudade é arrumar o quarto do filho que já morreu”. Como na música “Pedaço de mim”, de Chico Buarque, a dor da perda de um filho parece a subversão da ordem natural da vida e traz uma experiência de profundo sofrimento.

O livro Revés de um parto - Luto materno (Summus Editorial), organizado pela psicóloga Karina Okajima Fukumitsu, reúne textos de diversas autoras. Nele, Karina e outras dez mães trazem relatos contundentes e emocionantes sobre como vivenciaram a partida de um filho.  Os relatos falam de filhos que morreram de diversas formas e em condições diferentes - no ventre, por suicídio, acidente, desastre, doença crônica e rara, tragédia natural, negligência social, desaparecimento.

Porém, mais do que falar da morte, essas mães falam da vida, para honrar a memória daqueles que se foram e mostrar que não se trata de lutar contra a dor, mas de incorporar a falta ao cotidiano, buscando ressignificar essa ausência. Além disso, mostram que é possível preservar a existência de quem amamos por meio da perpetuação de seu legado – seja criando grupos de apoio emocional a famílias enlutadas, seja capitaneando projetos ligados a sonhos e ideais de seus filhos.

A mensagem é que a luz da existência daqueles que receberam o título de filhos e filhas deve permanecer, pelas perspectivas da própria Karina Okajima Fukumitsu e das mães convidadas: Amanda Tinoco, Cristiana Jacó, Monteiro Cascaldi, Elaine Prestes, Gláucia Rezende Tavares, Helena Taliberti, Ligiane Righi da Silva, Márcia Noleto, Paula Fernandes Távora, Rosana de Rosa e Sandra Moreno. Obra fundamental para mães e pais que perderam seus filhos, bem como para sua rede de apoio, parentes e amigos. O prefácio é escrito pela jornalista Maria Manso.

Sobre a organizadora

Karina Okajima Fukumitsu é psicóloga, psicopedagoga e Gestalt-terapeuta. Doutora e pós-doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), é mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology (EUA). Coordena a Pós-Graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e da Faculdade Phorte, e o Programa RAISE: Ressignificações e Acolhimento Integrativos do Sofrimento Existencial. É ainda cocoordenadora da Pós-Graduação em Abordagem Clínica e Institucional em Gestalt-terapia e da Pós-graduação Morte e Psicologia - Promoção da Saúde e Clínica Ampliadada Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Produtora e apresentadora do podcast “Se tem vida, tem jeito”. Palestrante e autora de diversos livros. Pela Summus Editorial, é organizadora de Vida, morte e luto e coorganizadora da Coleção Gestalt-terapia: fundamentos e práticas, e de Quando a morte chega em casa.

Ficha técnica
Revés de um parto - Luto materno
Organizadora - Karina Okajima Fukumitsu
Editora - Summus Editorial
Páginas - 120
Preço - R$ 31,80 (e-book) e R$ 53,00 (impresso)
Para mais informações ou comprar o e-book clique aqui e o livro impresso aqui

Postar um comentário

0 Comentários