O ano em que não choveu prova que a ficção também é lugar de fala. As consequências do alcoolismo, como a codependência, ganham destaque neste drama contemporâneo da escritora Jenny Rugeroni, vencedora de mais de trinta prêmios literários. A obra dá voz aos familiares de dependentes químicos que abrem mão da própria vida e sonhos para se tornarem amparadores do ente querido.
Filha de pai alcoólatra e com longo histórico de relacionamentos devastados pelo álcool, a autora amarra as experiências pessoais à protagonista Lívia, que se descobre codependente. É por meio das revelações e aprendizados da personagem que o livro acolhe as mulheres que passam por situações semelhantes, e mostra que há como buscar ajuda, resgatar o amor-próprio e construir relações saudáveis.
Lívia e Alexandre formam um casal aparentemente perfeito, com uma vida confortável no pé da Serra da Mantiqueira, interior de São Paulo. Mas uma crise enfrentada pelo filho adolescente traz à tona conflitos que ambos prefeririam ignorar. Tudo muda quando uma amiga orienta Lívia a procurar um grupo de apoio.
A estiagem de 2014 na região serve de analogia para o momento de angústias vivido pela protagonista. Enquanto a seca castigava o belo jardim da família, o marido tenta remediar conflitos internos com a bebida. Já Lívia reluta em aceitar as mudanças do corpo com a maturidade e se envolve em jogos de sedução no trabalho.
"Não era a primeira vez que ela mencionava o grupo. Eu nunca lhe dera atenção; achava que não era para mim. Agora, precisava de qualquer coisa que pudesse amenizar minha tristeza e ocupar meu tempo“, O ano em que não choveu, pág. 117.
Jenny Rugeroni traz em suas obras um olhar mais humanizado sobre o cotidiano. Retrata a empregada doméstica, o trabalhador rural, a balconista da padaria, de forma lírica e realista ao mesmo tempo. Ela faz um convite para uma refletir sobre problemas sociais: desemprego, alcoolismo, gravidez na adolescência e machismo estrutural.
Sobre a autora
Foto - Divulgação |
A paulistana Jenny Rugeroni é bancária, formada em Comércio Exterior e mãe de dois filhos. É autora dos romances “A Herdeira do Silêncio” e “Um Céu de Estrelas Curiosas”, além de diversos contos e crônicas de sucesso, entre eles os premiados “Identidade”, “Um passo no escuro”, “O crucifixo” e “A idade do exagero”. Publicou em 2020 a versão digital do livro “O ano em que não choveu”, que foi premiado pela União Brasileira de Escritores. Em 2021, o livro ganhou uma versão impressa, por meio do edital 50/2020 do ProAC/SP.
Ficha técnica
O ano em que não choveu
Autora - Jenny Rugeroni
Editora - Vicenza Literária
Páginas - 176
Preço - R$ 8,99 (e-book) e R$ 25,00 (impresso)
Para mais informações ou comprar o e-book clique aqui e o livro impresso aqui
0 Comentários