Como lidar com a morte de um ente querido?


Como fazer da dor uma oportunidade de aprendizagem? Ao trazer experiências pessoais de diversos autores, o livro Quando a morte chega em casa, convida o leitor a olhar para a despedida de alguém amado e encontrar um lugar de gratidão. Leitura indicada para profissionais e todos que se interessam pelo processo de luto

Organizado pelas psicólogas Teresa Gouvêa e Karina Okajima Fukumitsu e prefaciado por Maria Julia Kovács, o recém-lançado Quando a morte chega em casa (Editora Summus) reúne textos de diversos autores, de variadas profissões, que relatam suas experiências pessoais com a morte. Seja pelo impacto da perda súbita de um ente querido ou em um longo processo de despedida em razão de doenças, a necessidade de lidar com a morte, tema ainda tabu em nossa sociedade, acaba trazendo aprendizados transformadores sobre a vida.

São treze relatos sobre perdas de pessoas que deixaram marcas na vida dos escritores, promovendo a construção do sentido em sua existência. As organizadoras convidaram Ana Lucia Coradazzi, Juliana Martins de Mattos Gonnelli, Maria das Graças Mota Cruz de Assis Figueiredo, Maria Júlia Paes da Silva, Mariana Ferrão, Michelle Bittencourt Braga, Miguel Angelo Boarati, Plínio Cutait, Rafael Stein, Ricardo Gonzalez e Tom Almeida a compartilharem suas diferentes formas de elaborar o luto, não para serem copiadas, mas para despertar emoções e trazer reflexão.

Segundo as próprias autoras, o livro busca responder a perguntas como: o que fazer quando a morte chega em casa? Onde vai parar tudo o que vivemos com aquela pessoa que some dos nossos olhos? Como fazer da dor uma oportunidade de aprendizagem nessa travessia que chamamos vida? Como cuidar da nossa saudade?

Dessa forma, Quando a morte chega em casa é um livro sobre dor mas, principalmente, sobre amor, convidando o leitor a olhar para a despedida de alguém amado e encontrar um lugar de gratidão. Leitura indicada para enlutados em geral, profissionais da área de saúde, responsáveis por cuidados paliativos e todas as pessoas que se interessam pela questão da finitude e do processo de luto.

Sobre as organizadoras

Teresa Vera de Sousa Gouvêa é psicóloga, especialista em Terapia Familiar e de Casal e em luto. Administradora do site, fanpage e Instagram Laços e Lutos, onde fala de amor, morte e saudade e desenvolve um trabalho que concede espaços para que os enlutados compartilhem sua dor. Autora do livro “Laços e Lutos”, Editora Multifoco e co-autora no livro “Vida, Morte e Luto”, Editora Summus.

Karina Okajima Fukumitsu é psicóloga, Gestalt-terapeuta e psicopedagoga. Doutora e pós-doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), é mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology (EUA). Coordena a Pós-Graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), e o Programa RAISE: Ressignificações e Acolhimento Integrativos do Sofrimento Existencial. É ainda cocoordenadora da Pós-Graduação Abordagem Clínica e Institucional em Gestalt-terapia da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Autora de diversos livros, é organizadora de Vida, morte e luto e co-organizadora da Coleção Gestalt-terapia: fundamentos e práticas (todos da Summus).

Ficha técnica
Quando a morte chega em casa
Organizadoras - Teresa Vera de S. Gouvêa e Karina Okajima Fukumitsu
Editora - Summus
Páginas - 120
Preço - R$ 31,80 (e-book) e R$ 39,75 (impresso)
Para mais informações ou comprar o e-book clique aqui e o livro impresso aqui

Postar um comentário

0 Comentários