A caminhada inspiradora, da infância pobre à criação e ao desenvolvimento do Consórcio Magalu, é a base da biografia de Edna Maria Honorato, diretora-executiva da empresa há duas décadas. Durante a jornada, ela soube amplificar o maior ativo que possui: lidar com gente. Na prática, sabe ouvir as pessoas, compreendê-las, identificar os potenciais e fragilidades, e lapidá-las como seres humanos e profissionais.
Lançada pela Primavera Editorial, a obra Simples Assim - A história da CEO que veio da roça traz uma trajetória dura e espiritualmente elevada; narrado pela autora e protagonista, o livro ganha potência com os comentários e as memórias de coadjuvantes da vida rica em altos e baixos de uma executiva brasileira, que soube mudar magistralmente o rumo e a qualidade não apenas da própria existência como a de tantas outras pessoas que a cercaram. Com depoimento a José Ruy Gandra, o livro integra a curadoria Great Place to Work@.
O livro traz lições preciosas de superação, de liderança e de vida. Da roça mineira para o cargo mais alto do Consórcio Luiza - do grupo Magalu, uma das organizações que mais cresce no país -, Edna Maria Honorato conta a sua trajetória, de maneira simples e delicada, sem separar a vida pessoal e profissional. Visionária, reconhece que separar a vida em caixinhas é uma fantasia.
“Eu não preciso ter um coração para o trabalho, outro para chegar em casa, um terceiro para me relacionar com os amigos e um quarto para ir a um jantar”, afirma. Autêntica, desempenha papéis diferentes com uma única essência que se faz presente em cada linha do livro.
Segundo Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work Brasil e que assina o prefácio da obra, a narrativa é construída de forma linear, com capítulos entrecortados por depoimentos de muitas pessoas que fazem parte da vida dela. “Gostar de gente não é apenas um clichê da gestão de pessoas; é a premissa para se conectar genuinamente com os próprios times. Quando você gosta de gente, tem interesse pela parte toda - não apenas pela função -; e consegue, a partir dessa visão, extrair o melhor potencial de cada um, aumentar o engajamento e, consequentemente, promover um ambiente de trabalho confiável e acolhedor. Esse sempre foi o diferencial da gestão de Edna”, afirma Shiozawa, acrescentando que, com essa percepção muito próxima das pessoas que estão na ponta do negócio, ela consegue enxergar as melhores competências, os principais gaps e estimular a criatividade no ambiente. “Em outras palavras, ela sabe mover com maestria as peças a favor do negócio, permitindo que todos se sintam confortáveis nas melhores posições”, finaliza.
“...Apesar da família humilde, tive uma infância feliz, rodeada de irmãos, primos e vizinhos. Com tanta criança, sempre havia uma briga ou outra, e o nosso castigo era apanhar abraçados, para aprender a não brigar mais. Eram os valores que meus pais podiam nos transmitir, que estavam ao alcance deles. Nossa casa não tinha banheiro. Tomávamos banho de bacia. Só tivemos chuveiro quando nos mudamos para a casa do meu avô, em 1973. Foi quando meu pai comprou uma serpentina, a qual passava por dentro do fogão a lenha, para aquecer a água de um chuveiro. A luz vinha de lamparinas a querosene espalhadas pela casa modesta de quatro quartos, sala, cozinha e o “salão” (um espaço entre a cozinha e sala). Depois meu pai comprou lampiões de gás, que eram muito pouco usados, pois o gás já era caro naquele tempo", Simples Assis, pág. 21.
"Não são poucos os atributos de uma pessoa como a Edna. É determinada, séria e competente. Tem uma cabeça voltada para as soluções e profundamente focada no cliente. Mas, se eu tivesse de definir sua índole numa única palavra, eu diria que ela é uma humanista", Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza.
“...Na simplicidade de minha infância na roça mineira, eu achava que, para ir o Japão, era necessário cavar um buraco no chão, fundo o bastante para que chegássemos ao outro lado do mundo. Décadas mais tarde, quando viajei pela primeira vez a Tóquio para uma premiação, descobri não só como o mundo é mesmo grande, mas também o quanto ele é repleto de oportunidades", Simples Assim, pág. 301.
Sobre a autora
Foto - Divulgação |
De infância humilde, criada na roça mineira, Edna Honorato se tornou, ainda jovem, uma grande conhecedora e apaixonada pelos consórcios. Após ter trabalhado em uma administradora, montado a sua própria e ter contribuído decisivamente para a implantação da modalidade no Magalu, Edna assumiu a direção executiva do Consórcio Luiza em 2001. Responsável pela implantação da cultura do Magalu na empresa, Edna tornou o Consórcio Luiza uma referência em cultura e ambiente organizacional e no desenvolvimento pessoal de lideranças e liderados. Há onze anos consecutivos o Consórcio Luiza figura entre as cinco Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, pesquisa conduzida pelo Great Place to Work@ e obteve o 1° lugar no Prêmio Época Reclame Aqui por 4 vezes. Atual presidente do Conselho Nacional da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (ABAC). Edna também integra o Comitê Vozes, do grupo Mulheres do Brasil, e é fundadora e mentora espiritual da ONG Amarja, entidade dedicada ao tratamento e à recuperação de dependentes químicos, e que receberá, por doação, todos os direitos autorais dessa obra.
Ficha técnica
Simples Assim - A história da CEO que veio da roça
Autora - Edna Maria Honorato
Editora - Primavera Editorial
Páginas - 304
Preço - R$ 49,90 (e-book) e R$ 41,24 (impresso)
Para mais informações ou comprar o e-book clique aqui e o livro impresso aqui
0 Comentários