Cena do espetáculo Resiliência - Bruta Flor. Foto - Anna Kumamoto |
De 11 a 14 de novembro, o Grupo ARES disponibilizará em seus canais de YouTube e Facebook a estreia nacional do projeto Resiliência - Bruta Flor e também de outros quatro espetáculos de seu repertório. Todos os conteúdos estarão disponíveis gratuitamente.
No dia 11, às 17h, serão liberados no YouTube os espetáculos de repertório Ilusões - O amor na mesa vertical do Tarô (2013), Asas de um sonho (2015), Vertebral (2017) e Jardim Suspenso (2019). Em seguida, às 20h, o público poderá conferir a estreia nacional do projeto Resiliência - Bruta Flor.
O nome Bruta Flor revela um paradoxo, pois ao mesmo tempo em que evoca singeleza, fragilidade, beleza e perfume, também é algo bruto. E como não ser, diante da realidade que vivemos. No espetáculo vemos a resiliência da mulher, tão assediada, humilhada e agredida por ser “magra demais. Gorda demais. Muito alta. Branquela. Negrinha”.
Muitas já se depararam com comentários do tipo: “muito feia - não merece nem ser estuprada. Tem mulher que é pra comer, aquela gostosa. Tem mulher que é pra casar, quietinha e obediente. E tem mulher que é pra se relacionar só no escondidinho. Não tem como culpar os caras pela vontade de enfiar a vara. Você viu a roupinha que ela tava usando? Se bobear, até queria. Tava pedindo“.
No universo perfeito, comandado pelo patriarcado, a certeza é que “se pudesse escolher, teria um filho homem. Mulher dá muito trabalho. Mulher é fruto de uma fraquejada. Submissa. Quando fala demais, acaba sozinha. Mulher com mulher dá jacaré. Tudo mal comida. Fica quietinha e não conta pra mamãe. Cala boca. Engole o choro, chora baixo”, e por aí vai...
A estreia representa não apenas a mulher, mas todo cidadão que se indigna com cada fala preconceituosa, machista e abusadora. Não precisa ser mulher para sentir o embrulho no estômago, a indignação. Resiliência - Bruta Flor é um espetáculo de dança aérea que aposta no impacto visual, se baseando na força feminina de resistir e refazer-se. Tomando essa característica histórica destes seres como ponto de partida, o espetáculo coloca a mulher em situações e emoções reconhecíveis, despertando reflexões, dúvidas e identificação nos espectadores. A temporada segue com apresentações diárias, até 14 de novembro, sempre às 20h. A duração do espetáculo é de 47 minutos.
Sobre o repertório
Cena do espetáculo Resiliência - Bruta Flor. Foto - Anna Kumamoto |
Em tempo: todos os espetáculos ficarão disponíveis on demand no canal do Grupo ARES do YouTube, de 11 a 14 de novembro.
Ilusões - O amor na mesa vertical do Tarô (2013)
Duração - 30 minutos
O espetáculo usa a parede de um prédio como mesa de Tarô. Nesta mesa uma avó zelosa joga duas vezes as cartas e espera que o universo lhe mostre como proteger seu neto. O amor surge como recorrente resposta, mas quem está em perigo não é o seu neto, e sim o próprio amor.
Asas de um sonho (2015)
Duração - 40 minutos
Asas de um Sonho é um espetáculo visual que combina movimentos da dança contemporânea e urbana com inovadoras técnicas aéreas. O sonho de voar é talvez um dos mais antigos que o homem já teve, faz parte da nossa natureza, pois buscamos dominar o ar desde o início dos tempos. Crescemos fascinados com os pássaros e sua liberdade, e inventamos os mais variados artifícios para suprir este desejo.
Vertebral (2017)
Duração - 50 minutos
O Espetáculo tem uma área de investigação na qual a presença do risco permanente atravessa o corpo dançante e acrobático em situações de desequilíbrio, suspensão, torções, queda e recuperação. Firmes como pedra e fluidas como água, cada vértebra possui uma coluna e um sistema nervoso próprio. O Vertebral alterna desse modo, composições coletivas e sós, mudando e dinamizando a trama visual.
Jardim Suspenso (2019)
Duração - 32 minutos
Aqui, o despertar ao amor transporta o público para um lugar onde tudo é possível. Ao experimentar tal sentimento, florescem os mais altos desejos e sonhos. O espetáculo Jardim Suspenso é sobre viver o florescimento das mais lindas poesias que nos fazem voar pelos céus, mas também o desequilíbrio que aterram em momentos de tragédia e luto. Assim como na natureza, todo fim é um novo começo, afinal é tão bom morrer de amor, mas continuar vivendo…
Programação
Data - 11 de novembro - quinta-feira
Início da Mostra com a liberação dos espetáculos on demand Ilusões , Asas de um sonho, Vertebral e Jardim Suspenso
Horário - 17h
Local - canal do Grupo ARES no YouTube (clique aqui)
Bate Papo com a diretora Mônica Alla
Mediação Gisele Tressi
Horário - 19h
Local - Facebook do Grupo ARES (clique aqui)
Estreia espetáculo Resiliência - Bruta Flor
Horário - 20h
Data - 12, 13 e 14 de novembro - sexta a domingo
Mostra com os espetáculos on demand Ilusões, Asas de um sonho, Vertebral e Jardim Suspenso
Local - canal do Grupo ARES no YouTube (clique aqui)
Apresentação do espetáculo Resiliência - Bruta Flor
Horário - 20h
Data - 14 de novembro - domingo
Encerramento da Mostra
Horário - 21h
Serviço
Mostra Grupo ARES
Período - de 11 a 14 de novembro
Grátis
0 Comentários