Uma garota, um pai que partiu cedo demais e uma viagem que pode mudar tudo


Roteirista premiada Keka Reis, finalista do Jabuti 2018 e 2019, explora amadurecimento infantojuvenil, luto, relacionamentos amorosos e o despertar para a sexualidade em lançamento publicado pelo selo jovem da VR Editora

Depois da indicação ao Prêmio Jabuti em 2018 e 2019 com dois livros infantis, a escritora Keka Reis mergulha em Medley ou os dias em que aprendi a voar, livro de estreia na literatura juvenil. A obra é inspirada no primeiro longa-metragem adolescente da roteirista, premiado em festivais estrangeiros como o México Internacional Film Festival e top 10 no Bluecat Screenplay Contest, um dos mais prestigiados concursos de roteiro dos Estados Unidos.

Como sugere o título e capa da produção, a protagonista é nadadora. A presença do esporte na vida da jovem permeia a narrativa para além das piscinas: a atividade é como um grande espelho da subjetividade de Lola e dos desafios que precisa enfrentar durante a fase de transição da infância para a vida adulta. A notícia da morte do pai, por exemplo, recebida sem muita explicação por parte da mãe aos quase quatro anos, mudou para sempre a vida da personagem.

É na viagem de férias, longe da mãe e do irmão, que a relação de Lola com a vida, e com ela mesma, começa a se transformar. Em Salto Bonito, cidade imaginária que ganhou até um mapa no início do livro, a protagonista se expõe a novas amizades, a primeira paixão e ao despertar para a sexualidade, sempre com a problemática da perda precoce e inexplicada do pai como pano de fundo.

Ambientada no início dos anos 1990 e repleta de referências musicais, literárias e cinematográficas, Medley ou os dias em que aprendi a voar retrata o desabrochar da protagonista tímida em uma época de conexões estabelecidas presencialmente. Memórias há muito esquecidas e outras partes de uma nova Lola emergem durante as 232 páginas da narrativa.

Sobre a autora

Foto - Divulgação

Keka Reis é escritora, roteirista e dramaturga. Nos anos 1990, escreveu, produziu e dirigiu programas na MTV. Como roteirista, tem colaborado desde 2006 em filmes e inúmeras séries para a TV. Estreou na literatura com "O dia em que a minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas", seguido por "O dia em que a minha vida mudou por causa de um pneu furado em Santa Rita do Passa Quatro", finalistas do Prêmio Jabuti em 2018 e 2019, respectivamente. Seu primeiro livro também virou peça de teatro, eleita a melhor na categoria infantojuvenil em 2019. "Medley ou os dias em que aprendi a voar" surgiu de um roteiro cinematográfico premiado em diversos festivais internacionais.

Sinopse

O ano é 1990 e Lola tem 15 anos. O que mais lhe interessa é nadar e ler, além de uma pergunta que nunca teve resposta: "como foi que meu pai morreu?". Nas férias, ela decide ir para uma cidade do interior, e o que era pra ser só uns dias longe da mãe e do irmão vira a maior revolução de sua vida. Lá vão emergir não só memórias há muito esquecidas, mas novas partes dela mesma que Lola nem sabia que poderiam existir.

Ficha técnica
Medley ou os dias em que aprendi a voar
Autora - Keka Reis
Editora - VR Editora | Selo Plataforma 21
Páginas - 232
Preço - R$ 34,90 (e-book) e R$ 34,42 (impresso)
Para mais informações ou comprar o e-book clique aqui e o livro impresso aqui

Postar um comentário

0 Comentários