![]() |
Foto - Carlos Gueller |
A partir de 04 de setembro, o público infantil terá a oportunidade de conferir o espetáculo Catastrôfe, que será apresentado exclusivamente no Facebook. Idealizado pela Companhia das Rosas, Catastrôfe é um espetáculo de teatro de bonecos e circo, em formato audiovisual. Em cena, a história de Rosa, uma menina que, em período de isolamento social, sente-se sozinha e chateada. Dentro do seu quarto, cria um circo com seus bonecos e consegue se comunicar com seus vizinhos através a da sua janela.
A peça é livremente inspirada no livro “O Circo Catástrofe” de Benjamin Chaud, em que a protagonista adora o circo e cria peripécias arriscadas dentro de casa. Em Catastrôfe, a protagonista, uma menina-boneca, tenta se comunicar com seus vizinhos e, para eles, faz números de circo com seu cachorro acrobata como cúmplice e assistente. Com suas invenções ela contagia e alegra os vizinhos. O que vemos é uma imagem de comunhão da vizinhança - um manifesto nos tempos de hoje, em que tanto a falta do outro como a comunicação por meio das janelas tornaram-se muito presentes.
![]() |
Foto - Carlos Gueller |
O espetáculo será transmitido durante a primeira quinzena de setembro na plataforma do Facebook em seis diferentes perfis de espaços culturais públicos da cidade de São Paulo, e contarão com a interação ao vivo das artistas. Durante a transmissão acontecerá a interpretação simultânea para linguagem de sinais.
A criação do espetáculo integra o projeto de mesmo nome, e conta também com a realização de uma oficina de circo para crianças. A oficina Cir Casa fecha a programação e acontecerá no dia 12 de setembro, pelo aplicativo Zoom. Os interessados deverão fazer sua inscrição pelo site do Sympla, mas a atividade é gratuita e sem restrição de idade.
A oficina será ministrada pelas artistas da companhia, Erica Stoppel e Luara Bolandini, e durante a atividade serão exibidas cenas da boneca Rosa com posterior realização de atividades corporais estimuladas pelas artistas. O projeto foi realizado com apoio do Edital de Fomento ao Circo - 5ª edição, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo.
Sobre a Companhia das Rosas
A Cia das Rosas surgiu em 2017 a partir de uma parceria criativa, que se estabeleceu entre Erica Stoppel e Luara Bolandini, sobre uma pesquisa centrada na relação entre a arte circense e o teatro de bonecos. Em busca de um discurso poético sobre o trapézio que pudesse se distanciar do arquétipo da mulher trapezista, surgiu a criação de “um outro corpo”, o corpo boneca, que pudesse se adaptar às necessidades técnicas que o corpo da manipuladora e a movimentação no trapézio solicitam.
![]() |
Foto - Carlos Gueller |
Ficha técnica
Catastrôfe
Direção - Carla Candiotto
Assistente de Direção e Direção de Manipulação - Adriana Telg
Criação de Roteiro - Adriana Telg, Carla Candioto, Erica Stoppel e Luara Bolandini
Direção de Arte - Mandy
Artistas Intérpretes - Erica Stoppel e Luara Bolandini
Trilha Sonora - Rodrigo Zanettini e Vinicius Politano
Adereços - Bruna Recchia
Fotos - Carlos Gueller
Produção - Lu Gualda | Palco de Papel Produções
Assessoria de Imprensa - Moretti Cultura e Comunicação
Serviço
Espetáculo Catastrôfe
Duração - 40 minutos
Classificação - livre
Data - 04 de setembro - sábado
Horário - 15h
Local - Facebook da Casa de Cultura Raul Seixas (clique aqui)
Data - 05 de setembro - domingo
Horário - 11h
Local - Facebook da Casa de Cultura Campo Limpo (clique aqui)
Data - 05 de setembro - domingo
Horário - 14h
Local - Facebook Casa de Cultura Butantã (clique aqui)
Data - 11 de setembro - sábado
Horário - 10h
Local - Facebook da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato (clique aqui)
Data - 11 de setembro - sábado
Horário - 15h
Local - Facebook da Casa de Cultura Vila Guilherme- Casarão (clique aqui)
Data - 12 de setembro - domingo
Horário - 15h
Local - Facebook do Centro Cultural Vila Formosa (clique aqui)
Oficina Infantil Cir Casa
Data - 12 de setembro - domingo
Horário - 16h30
Duração - 60 minutos
Inscrições gratuitas até 12 de setembro
Link para inscrição aqui
Quantidade de participantes limitada a 30 crianças
Classificação - livre
0 Comentários