Após sucesso no Amazon Prime Vídeo, o filme O jogo entrou para o catalogo internacional da plataforma, sendo distribuído para Estados Unidos e Reino Unido pela Amazon Internacional. Na história 12 atores ficam confinados em uma casa para disputar quem será o próximo protagonista de uma novela da maior emissora do país. A trama mistura realidade e ficção, tecendo uma crítica ferrenha ao universo dos reality shows.
A produção é da Multiphocus, e teve a Spoiler filmes como co-produtora, com direção de Felipe Brêtas, roteiro e argumento de Lipy Adler e produção de Marcello Krengiel, a história tem como base a paixão dos brasileiros pelos reality shows. Isso fomentou a idealização do projeto, que tem formato de mockumentary, um tipo de pseudocumentário que, no caso desta produção, tem como objetivo satirizar a experiência vivida neste tipo de programa de entretenimento.
"Gravamos tudo em 2019, antes da pandemia, em um hotel chamado Casanova Residence, na Barra da Tijuca (RJ). Lá elenco e equipe ficaram confinados, ou seja, uma experiência já meio reality já nos bastidores da produção", explica o diretor Felipe Brêtas.
A produção, que traz em seu elenco nomes como Leo Paes Leme, Ronan Horta e Lipy Adler, entrou no Brasil no formato de seriado em agosto de 2020 na Amazon Prime Vídeo, e em maio de 2021 ganhou o formato filme na Amazon International (Estados Unidos e Reino Unido).
"O projeto surgiu da ideia de empreender em algo que somasse experimentação artística com laboratórios técnicos, em um modelo de negócios que dependesse menos das leis de incentivo", conta Brêtas.
![]() |
O produtor e diretor Felipe Brêtas. Foto - Sérgio Saraiva |
Sobre o processo de realização da produção, ele contou com uma maneira diferente de fazer. "O roteiro só era enviado ao elenco na noite anterior a da filmagem, para poder conferir reações mais verdadeiras e espontâneas por parte dos atores", destaca o diretor.
Além disso, Felipe Brêtas conta que foi preciso fazer uma extensa pesquisa sobre o universo dos reality shows, e que contou com ajuda de profissionais do ramo para realização da produção, como Luiz Antônio Pilar, que já foi diretor de uma das edições do Big Brother Brasil e fez a supervisão artística do projeto.
"O projeto foi realizado de forma colaborativa e inédita. Com criação coletiva, regado à liberdade artística e com um orçamento bem apertado. Mas a repercussão tem sido muito boa, todas as pessoas que assistem em formato de série ou de filme, tecem comentários positivos acerca do roteiro e da produção como um todo, em especial à crítica ácida da produção sobre o universo dos reality shows", conclui Felipe.
Felipe Brêtas começou carreira em 2008, quando abriu a produtora Yogi Filmes, tem em seu currículo títulos como: O Último Virgem, onde atuou como diretor e produtor, disponível nas plataformas de streaming Netflix e Globoplay e ‘RIO #semlimites’, como argumentador e diretor, disponível atualmente na Amazon Prime Video.
Atuou como produtor nos filmes, Ziraldo, Uma Obra Que Pede Socorro de Guga Danneman; Bob RUM - A história de um Silva, de Marcelo Gularte, American Thief, de Miguel Silveira, Mão na Cabeça, de Milton Alencar Jr., e O Último Animal, de Leonel Vieira.
"Minha formação como diretor se iniciou ainda jovem com a produção de conteúdo para a web como videoclipes e branded content, depois passei a dirigir campanhas publicitárias e institucionais de grandes marcas. No cinema, comecei com curtas e rodei diversos festivais, além dos longas metragens dirigindo making of de grandes filmes do cinema nacional. Depois de 15 anos de estrada, dirigi filmes e séries que estão nas mais importantes plataformas como Netflix, Globoplay e Amazon Prime Video", finaliza.
Para saber mais sobre a série O Jogo clique aqui.
0 Comentários