'Cinema de Invenção - Entre os Ditos e a Ditadura': cineastas participam de debate ao vivo sobre cinema nacional



Na sexta-feira, 16 de abril, às 20h, Helena Ignez, Vera Terra, Júlio Bressane, Aruanã Cavalleiro, Ewerton Belico e Viviane Ferreira (diretora da Spcine) participarão de um debate que será transmitido ao vivo pelo YouTube.

O evento é parte da programação do projeto 'Cinema de Invenção - Entre os Ditos e a Ditadura', homenagem ao cineasta Elyseu Visconti Cavalleiro (1939-2014), promovida pelo Instituto Via Cultural, com realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

O tema do debate será a obra de Elyseu Visconti Cavalleiro, que completou 50 anos de carreira, e a relação dos convidados com elas e com o autor dos filmes. Os cineastas também discutirão sobre o cinema da época e sobre o cinema nacional atual.

Na semana seguinte ao debate, de 19 a 25 de abril, o projeto exibirá, sempre às 21h, dois longas-metragens e quatro documentários de Elyseu. A programação completa do projeto que inclui seis videoaulas, seis webinários, seis apresentações da obra cinematográfica do diretor, seis podcasts e uma mostra com textos e imagens sobre a trajetória do cineasta carioca, está disponível gratuitamente no site aqui.

Sobre Elyseu Visconti Cavalleiro
O cineasta Elyseu Visconti Cavalleiro foi diretor, produtor e um artista experimentalista. Herdeiro de plasticidade ímpar, expressada no desenho e nas artes gráficas, produziu nos anos da ditadura no Brasil, uma cinematografia autoral, antropológica e experimental, distribuída entre dois longas-metragens: 'Monstros de Babaloo' e 'O Lobisomem - O Terror da Meia Noite' e, dezenas de documentários sobre cultura popular, arquitetura colonial e outros temas.

Serviço
Debate 'Cinema de Invenção - Entre os Ditos e a Ditadura'
Data - 16 de abril - sexta-feira
Horário - 20h
Reprise - 18 de abril - domingo
Horário - 20h
Local - canal do Instituto Via Cultural no YouTube aqui
Para mais informações sobre a programação clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários