![]() |
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha - Grafitte Máscara. Foto - Jarbas Mariz |
Neste mês de março, três unidades das Fábricas de Cultura - Programa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis - celebram aniversários com uma programação especial e online. Música, fotografias, vídeos e arte urbana são as atrações espalhadas pelas unidades Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha. Não é necessária inscrição para assistir e interagir com as atividades.
Voltados às periferias da capital e Grande São Paulo, esses espaços, juntos, ofereceram acesso gratuito à fruição e formação em diversas linguagens artísticas para mais de 3,5 milhões de pessoas desde o ano de suas fundações.
![]() |
Fábrica de Cultura Jaçanã. Foto - André Hoff |
Entre 2012 e 2020, a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha contou com mais de 1,5 milhão de público, de 2012, quando abriu, até 2020, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís ultrapassou mais de 1,1 milhão de atendimento, e a Fábrica de Cultura Jaçanã, desde a abertura em 2013 até 2020, acolheu 803.875 mil pessoas.
Celebração
Para celebrar os nove anos de existência, a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, localizada na região norte de São Paulo, convidou a plateia virtual para assistir uma homenagem à unidade, em vídeo, feita por funcionários como forma de mostrar como a comunidade vem contribuindo para o fortalecimento do local. A transmissão ocorreu via Facebook (clique aqui e confira) ontem, dia 14 de março.
No mesmo dia pelo canal do YouTube (para conferir clique aqui) das Fábricas, o espaço trouxe o show 'Pandeiro e Cavaquinho' da dupla Prettos, formada pelos irmãos Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira. A fim de proporcionar uma atmosfera aconchegante e intimista, no formato de sala de visitas, os músicos interpretaram suas obras autorais e contaram passagens engraçadas da trajetória artística, particularidades e situações de como as composições nasceram.
![]() |
Fábrica de Cultura Jardim São Luís - Mural Cotidiano do grafiteiro Fernando Berg. Foto - Rodrigo Gutierrez |
Os irmãos possuem composições gravadas por grandes nomes da Música Popular Brasileira e do Samba, entre eles, Alcione, Beth Carvalho, Fabiana Cozza, Maria Rita, Nei Lopes, Luiz Carlos da Vila e Jair Rodrigues. Assim, o repertório visitou essas obras compostas pela dupla, mas gravadas por outros artistas, com interpretação e arranjos especiais, além de muita cadência.
Outra unidade também na zona norte paulistana celebra aniversário. Ao completar oito anos, a Fábrica de Cultura Jaçanã apresenta Memórias fotográficas, um curta-metragem que aborda as lembranças durante toda a trajetória do espaço. No dia 27 de março, sábado, às 18h, pelo Facebook, o público pode conferir os registros de fotos e vídeos apresentando parte das atividades realizadas, mudanças, renovação com os novos grafites e alguns depoimentos de frequentadores.
Já no dia 28 de março, domingo, às 18h, via YouTube, a comemoração da unidade fica completa com a banda Skinabirds, que apresenta um repertório repleto de influências do reggae e inspiração em Bob Marley, destacando hits e boas vibrações.
Fechando o mês, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís, na região sul de São Paulo, também comemora seu aniversário de nove anos. No dia 30, terça-feira, às 19h, com transmissão no Facebook, o grafiteiro Fernando Berg apresenta o Mural Cotidiano.
Ele mostra a personalidade artística nos muros da unidade, sendo que no principal painel pretende grafitar sobre os animais do dia a dia, buscando representar esses companheiros, tanto os que vivem nas ruas quanto os de casa. A expressão de arte urbana ocorre presencialmente, com todos os protocolos de higienização e distanciamento adotados. Mesmo assim, a intervenção não será aberta para a plateia, a qual poderá assistir o resultado de forma audiovisual pelo Facebook das Fábricas de Cultura.
Vale ressaltar que toda a programação é gratuita e não é necessária inscrição para assistir e interagir com essas apresentações.
![]() |
Fábrica de Cultura Jardim São Luis. Foto - André Hoff |
Em tempo: as matrículas para os Ateliês de criação e Trilhas de produção estão abertas até a primeira quinzena de março em diversas linguagens, tais como: circo, música, teatro, dança, literatura, artes visuais e multimeios. Inscreva-se aqui.
Serviço
Aniversário de 9 anos da Fábrica de Cultura Vila Nova Cacheirinha
Vídeo homenagem - para assistir clique aqui
Classificação - livre
Pandeiro e Cavaquinho
Com a dupla Prettos
Para assistir clique aqui
Classificação - livre
Aniversário de 8 anos da Fábrica de Cultura Jaçanã
Memórias Fotográficas
Data - 27 de março - sábado
Horário - 18h
Plataforma - Facebook aqui
Classificação - livre
Show com a Banda Skinabirds
Data - 28 de março - domingo
Horário - 18h
Plataforma - YouTube aqui
Classificação - livre
Aniversário de 9 anos da Fábrica de Cultura Jardim São Luis
Mural Cotidiano
De Fernando Berg
Data - 30 de março - terça-feira
Horário - 19h
Plataforma - Facebook aqui
Classificação - livre
0 Comentários