Ansiedade - livro propõe uma perspectiva nova para um dos grandes males da atualidade


Por que só controlar e lutar contra a ansiedade, se ela pode ser uma aliada saudável e produtiva? A proposta é reverter os efeitos negativos com posturas benéficas diante da vida

Para além de dominar a ansiedade ou lutar contra sua ação na vida prática, Ênio Brito Pinto mostra no livro 'Dialogar com a ansiedade - Uma vereda para o cuidado' que é possível compreender como ela atua e como pode ser aproveitada para o aprimoramento pessoal. O autor defende que, ao ser encarada de forma diferenciada, a defesa se transforma em uma ferramenta impulsionadora para lidar com o mundo.

Segundo o autor, em vez de ser enfrentada somente como patológica, a ansiedade pode, e deve, ser aceita e acolhida, por meio do diálogo com a coragem, a liberdade, a criatividade. Essa abordagem torna o processo saudável. O autor parte da perspectiva gestáltica para mostrar que é possível usar a ansiedade a nosso favor. A obra é indicada a terapeutas e a profissionais que lidam com esse estado emocional cotidianamente.

No livro, a proposta de diálogo permite perceber que os efeitos da ansiedade são potencialmente positivos e que, uma vez elaborada a conscientização, é possível questionar e conhecer todas as descontinuações de contato presentes. “Ênio considera a ansiedade um som de alerta. Quando esse som não é ouvido, torna-se um grito - aí, sim, interferindo nos processos saudáveis de desenvolvimento e tornando-se patológico”, define na orelha da obra Lilian Meyer Frazão, psicóloga referência em Gestalt-terapia no Brasil.

Sobre o autor

Ênio Brito Pinto é psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Mestre e doutor em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é pós-doutor em Psicologia Clínica pela mesma instituição. Gestalt-terapeuta, coordena o Núcleo de Terapia Breve do Instituto Gestalt de São Paulo e atua como professor convidado de cursos de especialização e formação em Gestalt-terapia no Brasil. Autor de diversos capítulos de livros e artigos, escreveu, entre outras obras, 'Psicoterapia de curta duração na abordagem gestáltica - Elementos para a prática clínica' e 'Elementos para uma compreensão diagnóstica em psicoterapia - O ciclo de contato e os modos de ser', ambos publicados pela Summus.

Ficha técnica
Dialogar com a ansiedade - Uma vereda para o cuidado
Autor - Ênio Brito Pinto
Editora - Summus Editorial
Páginas - 224
Preço - R$ 70,50 (impresso) e R$ 47,30 (e-book)
Para mais informações clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários