O Dia das Histórias em Quadrinhos é comemorado no Brasil no dia 30 de janeiro, data que o jornal Vida Fluminense publicou a primeira das aventuras do 'Nhô Quim', escrita e desenhada por Ângelo Agostini, em 1869. Aproveitando a data, consultamos alguns especialistas em ilustração da Wacom, fabricante de mesas digitalizadoras e monitores interativos, que elencaram uma lista com cinco dicas para se criar uma HQ.
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As aventuras do 'Nhô Quim', escrita e desenhada por Ângelo Agostini em 1869. Foto - Wikipédia |
“O mercado de HQs e graphic novels é um dos que mais cresce no mundo. Só nos Estados Unidos, em 2019, as vendas chegaram a US$ 1,2 bilhão. Os quadrinhos geram muita influência nos jovens e em alguns fãs não tão jovens assim. Faz parte do cerne da Wacom apostar em pessoas criativas para mudar o mundo e, muitos podem concordar, que não há nada mais criativo que os universos apresentados em algumas HQs”, comenta Thiago Tieri, gerente de marketing da Wacom no Brasil.
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Quadro 1 - Não! Comida humana, não comida de cachorro. Quadro 2 - Tudo o que ouvi foi “comida” duas vezes. |
“O mais importante para um artista que quer fazer um comic ou até um webcomic é começar. É normal evoluir com o tempo, mas nada disso vai acontecer se a história não sair do caderno de esboços. Comecei meu quadrinho, “They Can Talk” (Eles podem falar, em tradução livre), em 2015, sem muito plano em mente. Desenhava alguns quadrinhos, postava online e isso rapidamente tomou forma. O que começou como um pequeno projeto paralelo, superou todas as minhas expectativas e se tornou uma saída criativa incrivelmente satisfatória”, explica o artista Jimmy Craig, que publicou um livro a partir de seus quadrinhos online.
Confira abaixo cinco passos para começar a própria HQ:
1 - Escolha um estilo
Em uma lista com diversos quadrinhos, um artista deve ser capaz de identificar imediatamente o próprio trabalho. Seja por meio do esquema de cores, o estilo da ilustração, ou mesmo o layout, é importante que a HQ tenha uma aparência única.
Outro detalhe importante é a fonte escolhida para o texto. O artista deve se atentar para que seja algo legível aos leitores. Muitas vezes, o estilo da fonte acaba complementando o tom da história, pendendo para o lado do humor ou do drama. É um conceito a se analisar o que melhor se encaixa no objetivo escolhido.
Não tem problema se inspirar em outros ilustradores para começar, mas conforme a história começa a ser produzida, é importante buscar pelo próprio estilo.
2 - Encontre sua voz
Da mesma forma que o estilo e a aparência da HQ devem ser identificáveis, o diálogo e o conteúdo também devem ser. Por exemplo, há muitos quadrinhos sobre gatos na internet, mas alguns artistas entram em evidência ao oferecer uma perspectiva única e uma voz para um assunto que é tudo menos único.
Por isso, escolha um tema ou assunto no qual é possível escrever a longo prazo. Seja uma série autobiográfica, uma história em quadrinhos sobre um personagem fictício ou sobre animais, é importante escolher algo que fará o artista se manter comprometido. Os quadrinhos podem evoluir ou mudar com o tempo, mas é importante permanecer consistente pelo menos na fase inicial de construção de um público.
A maneira mais fácil de encontrar a própria voz é escrevendo. Assim, não deixe nenhuma ideia de lado, boas ou ruins.
3 - Escolha o equipamento/software
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Monitor interativo Wacom One. Foto - Divulgação |
Alguns artistas começam com lápis e papel antes de virar uma ilustração digital, outros já estão adaptados ao uso de uma ferramenta digital como se fosse um caderno. É sempre uma questão de escolha pessoal.
A Wacom, tem produtos tanto para quem está começando como para profissionais especializados. Quem ainda vai começar o processo de criação, pode investir em uma mesa digitalizadora da linha Intuos (com ou sem bluetooth), que já fará uma diferença absurda. A mesa é usada no lugar do mouse e acompanha algumas licenças de softwares especializados que auxiliam na otimização de tempo como na qualidade da arte também.
Para quem prefere desenhar direto na tela, o monitor interativo Wacom One é uma ótima opção para quem está iniciando na criação e ilustração digital. Ainda pode ser utilizado com Mac, PC e alguns dispositivos Android, como telefones Samsung.
O Photoshop e o Clip Studio Pro são softwares queridinhos de muitos ilustradores para a criação de HQs. Com a caneta Wacom é possível, trabalhar em ambos de maneira diferenciada, alternando a ferramenta de pincel ou tamanho da linha com a sensibilidade à pressão da caneta, por exemplo.
4 - Siga um cronograma
Criar uma rotina é um dos pontos mais importantes no desenvolvimento de novos projetos criativos. É possível escolher um dia da semana ou um horário em diversos dias para focar na HQ. E é importante continuar desenhando no período estabelecido, mesmo que não tenha vontade para isso no momento. Estabelecer esse cronograma de trabalho é a parte mais difícil, depois tudo fica mais fácil. Afinal, o ser humano é a espécie mais adaptável do mundo.
Muitas vezes, criar uma HQ é um esforço solitário, então a responsabilidade de se manter comprometido e motivado será sempre do artista. A boa notícia é que a partir de projetos independentes, pode-se já construir um público ou pelo menos aumentar o catálogo de trabalhos realizados.
Não é necessário despejar o novo conteúdo em qualquer mídia, mas é importante experimentar diferentes meios para conhecer onde as pessoas estão respondendo melhor ao seu trabalho. Uma sugestão seria focar em duas ou três plataformas principais, além de seu próprio site. Aproveite e compartilhe os quadrinhos com amigos ou família. Faz diferença obter a opinião de outra pessoa ou até mesmo trabalhar com um mentor criativo.
Por último, embora as seções de comentários na Internet possam ser horríveis, vale a pena se aventurar para ver o que as pessoas estão dizendo. Se houver crítica que valha a pena ouvir, é mais provável que você ouça de um estranho do que de seu melhor amigo. Mas é importante também saber descartar o que não for agregar ao estilo e a voz que está em desenvolvimento.
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Dicas de leitura:
Adobe Photoshop
O livro demonstra, na prática, como utilizar as principais ferramentas do Photoshop, o software da Adobe para edição de imagens. Por meio de atividades passo a passo, são apresentados recursos para tratar fotografias, manipular cores, aplicar filtros, trabalhar com pinturas digitais e outras opções. Usando essas ferramentas, você criará cartões-postais, folhetos informativos e muito mais. Tudo isso com o apoio de arquivos-modelo disponibilizados on-line.
Ficha técnica
Adobe Photoshop
Autor - Marcos Serafim de Andrade
Editora - Senac SP
Páginas - 344
Preço - R$ 63,02
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Adobe after Effects CC
O livro apresenta as noções básicas sobre como trabalhar com o After Effects, um dos softwares de animação e finalização de vídeos mais utilizados no mercado. Por meio de atividades passo a passo e com o auxílio de materiais extras disponibilizados gratuitamente on-line, você aprenderá desde conceitos básicos sobre animação até as maneiras de deixar o processo de animação de texto e de personagens bidimensionais mais dinâmico, bem como formas de conceder mais qualidade a um trabalho tridimensional.
Ficha técnica
Adobe after Effects CC
Autores - Anibal Junior e Liana Carmo
Editora - Senac SP
Páginas - 282
Preço - R$ 69,30
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They Can Talk: A Collection of Comics about Animals
No livro, o escritor de humor e artista Jimmy Craig apresenta 100 quadrinhos coloridos, incluindo os pensamentos íntimos de criaturas de todo o reino animal - desde tubarões incompreendidos e ursos que causam problemas até o relacionamento frequentemente complicado entre você e seu gato de estimação. Confira os conselhos sobre namoro com guaxinins e aprenda o que os galos pensam quando o sol nasce e por que os gatos estão sempre derrubando coisas das prateleiras. 'They Can Talk' é um livro indicado para os amantes dos animais ou para quem simplesmente adora rir.
Ficha técnica
They Can Talk: A Collection of Comics about Animals
Autor - Jimmy Craig
Editora - Ulysses Press
Idioma - inglês
Páginas -128Preço - R$ 147,00
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