Umbrella - curta-metragem de animação brasileiro entra na corrida pelo Oscar® 2021


Com direção de Helena Hilario e Mario Pece, projeto independente é o primeiro nacional do gênero a se aproximar da seleção para o prêmio

Recheada de mensagens de esperança e empatia, o curta-metragem brasileiro de animação Umbrella, de Helena Hilario e Mario Pece, é a primeira produção nacional do gênero a entrar na corrida pelo Oscar®. Mas antes mesmo de atingir essa marca, o filme independente já tinha feito história no audiovisual do país ao ser selecionado em 19 festivais que qualificam para a disputa por um lugar no prêmio da Academia.

“Estamos muito felizes e honrados pelo reconhecimento do nosso trabalho nos mais importantes e prestigiados festivais de cinema do mundo. A trajetória para produzir o projeto não foi fácil, mas nos enche de orgulho olhar cada pedacinho da história do Umbrella e trazer esse reconhecimento para o mercado de animação brasileiro”, comenta Helena.

“O curta tem chances de ser o primeiro curta de animação brasileiro da história a chegar ao Oscar”, diz. Entre os festivais de destaque que a animação já passou estão: Tribeca, Cinequest, Chicago International Film Festival, Calgary International Film Festival, Animayo, entre outros.

Inspirado em uma situação vivenciada pela irmã da diretora, o curta de animação nos apresenta a história de Joseph - um menino que vive em um orfanato e, por memórias afetivas, sonha em ter um guarda-chuva amarelo. O encontro com uma jovem garota que acompanha a mãe até o local para fazer doações, nos faz refletir sobre a importância de observar, escutar e sempre se colocar no lugar do outro.

“Escrevemos um roteiro com um storytelling voltado para um curta-metragem. Nosso sonho e objetivo era fazer um curta de animação e transformar a dor em arte. Nos inspiramos em um evento triste para criar uma história bonita e delicada. E assim entendemos que não podemos julgar as pessoas sem saber o que tem por trás daquela vivência. Todo mundo passa por situações que nem imaginamos, por isso devemos ser gentis uns com os outros. Por isso pensamos em trazer a empatia e a esperança para essa narrativa. Algo que precisamos cada vez mais e mais”, comenta Helena.

Helena Hilário e Mario Pece assinam o roteiro e a direção da animação, que tem produção do estúdio criativo Stratostorm. O projeto foi escrito em dezembro de 2011 e ganhou vida e carreia em 2019.

“Umbrella é nosso projeto pessoal e é um trabalho artístico lindo, produzido por uma equipe pequena de artistas excepcionais e talentosos, que colocaram todo amor e dedicação na execução de todas as etapas da produção e trouxeram à vida exatamente o que nós imaginávamos. Foi um trabalho incrível de colaboração e aprendizado entre todos nós e estamos muito felizes em chegarmos tão longe”, reflete Helena.

'Umbrella' fica disponível gratuitamente entre os dias 07 e 21 de janeiro de 2021 no canal do YouTube da Stratostorm (clique aqui). Assista abaixo o trailer do curta:


Ficha técnica
Umbrella
Estudio - Stratostorm
Roteiro e Direção - Helena Hilario e Mario Pece
Produção - Helena Hilario
Produção Executiva - Helena Hilario, Mario Pece e Louis Lee
Supervisor CGI - Alan Prado
Direção de Arte - Dhiego Guimarães
Supervisor de Animação - Hannry Pschera
Design de Personagens - Victor Hugo, Felipe Pardini
Supervisor de Rigging - Danilo Pinheiro
Direção Técnica - Mario Pece
Artistas CGI - Alan Prado, Dhiego Guimarães, Felipe Pardini, Samuel Simões, André Nunes, Joyce Amaral, Gabriel Escame, Douglas Giarletti
Câmera e Layout - Dhiego Guimarães
Pipeline - Alan Prado, Mario Pece
Lighting - Alan Prado, Dhiego Guimarães, Felipe Pardini
Rigging - Danilo Pinheiro, Apolo Osornio, Glauber Belo, Matheus A. Silva
Animação - Christian Weckl, Hannry Pschera, Odair Martins, Leonidas Maciel, Daniel Oliveira
Animação Adicional - Carlos Braz
Concept Art e Storyboard - Laura Guedes, Giovanni Pedroni
Color Script - Murilo Justiniano
Créditos Finais - Cynthia Liz
Color and Finish - Company 3
Senior Colorista - Charles Bunnag
Executivo de Pós Produção (Company 3) - Kingsley Fialho
Música Original - Gabriel Dib
Produção Gravação Orquestra - Luiz Augusto Buff, Vivian Aguiar Buff
Assistente de Orquestador - Benjamin Shirley
Maestro - Peter Rotter
Design de Som - James Tose
Re-recording Mixer - Blue Infinity Media
Capitol Studios
Contrabass - Thomas Harte, Geoffrey Osika, Stephen Dress
Oboe - Claire Brazeau
Viola - Andrew Duckes, Victor de Almeida, Aaron Oltman, Carolyn Riley, Nikki Shorts
Cello - Jacob Braun, Paula Hockhalter, Dennis Karmazyn, Michael Kaufman
Clarinet - Stuart Clark
Violino - Serena Mc Kinney, Eun-Mee Ahn, Marisa Kuney, Kevin Connoly, Ana Landauer, Wynton Grant, Natalie Leggett, Benjamin Jacobson, Rafael Rishik, Dennis Kim, Ashoka Thiagarajan, Irina Voloshina, Josefina Vergara

Postar um comentário

0 Comentários