Do papel para a vida real, ficam os temas das tirinhas de Charles Schulz para espalhar mensagens sobre cuidados e resiliência. A iniciativa 'Take Care With Peanuts' alinha a propriedade com os movimentos culturais e relembra a todos de sermos bons cidadãos globais, tirar uma pausa para cuidarmos de nós mesmos, dos outros, do nosso lar, dos animais e do planeta.
'Take Care with Peanuts' apresenta três mensagens vitais:
- Take Care of Yourself - com foco no bem-estar físico e mental
- Take Care of Each Other - comunidade e filantropia
- Take Care of the Earth - natureza e sustentabilidade - que inspiram um grande esforço em todo o mundo filantrópico, entre outros componentes.
"'Take Care With Peanuts' é uma iniciativa que vem do meu coração, pois celebra todos os temas que meu marido apresentava regularmente em seus quadrinhos. Sparky compartilhou mensagens de cuidar uns dos outros e respeitar a natureza por anos - ele sempre foi um homem à frente de seu tempo!", comenta Jeanne Schulz, viúva do criador de Peanuts, Charles Schulz.
A estratégia do programa 'Take Care with Peanuts' localmente envolverá: produtos exclusivos, eventos, áreas tematizadas, ações de varejo e co-branding a partir do 1º semestre de 2021. Abaixo estão alguns programas desenvolvidos globalmente e futuros lançamentos, locais e internacionais.
Filantropia
Parceria com a Foundation for Hospital Art
Projetos filantrópicos serão o componente chave das iniciativas, começando com o programa de murais em hospitais. Em parceria com a Foundation for Hospital Art, a Peanuts Worldwide está doando 70 murais de Snoopy e Woodstock para serem colocados em hospitais ao redor do mundo.
Os primeiros murais foram lançados em 01 de outubro em Nova York e na Califórnia, e seguirão o cronograma para implementação em outros hospitais, sendo que a mesma arte será replicada em demais regiões ao redor dos seis continentes. Esse projeto é apenas o começo de um esforço filantrópico de vários anos, com o objetivo de expandir e reativar relacionamentos existentes com organizações sem fins lucrativos, trazendo à tona uma carinha amigável já conhecida mundialmente.
Plano de Aulas
Ensinando mensagens sobre cuidados às crianças
Conteúdo para professores e pais com temas específicos estão sendo disponibilizados no site da Peanuts, desde novembro. Projetado para estudantes de 4 a 11 anos, as aulas apresentarão os personagens da Peanuts com temas exclusivos do Take Care with Peanuts, ajudando crianças a desenvolverem suas habilidades, incluindo linguagem e estudos sociais.
A partir de 05 de fevereiro de 2021, a nova série 'The Snoopy Show' será lançada na Apple TV+. Os episódios, com target para crianças de 6 a 10 anos, são estrelados por Snoopy e suas várias personas com uma porção de episódios relacionados ao programa 'Take Care with Peanuts', incluindo alguns temas especiais, como o Dia da Terra.
Sobre o artista*
Charles Monroe Schulz foi um cartunista americano, criador da série Peanuts e dos personagens Charlie Brown e seu cachorro da raça beagle chamado Snoopy, entre outros.
Iniciou a série de desenhos do Snoopy no ano de 1950 e os desenhou por mais de 50 anos, até se aposentar em virtude de sua doença, em 14 de dezembro de 1999. Schulz faleceu em 12 de fevereiro de 2000, vitimado por um ataque cardíaco com 77 anos. Sua última tira foi publicada um dia depois, em que se despedia de seus fãs e de seus personagens queridos.
Curiosidades
- A biografia 'Peanuts and Schulz: A biography', escrita por David Michaelis e lançada pela editora Harper Collins, revela que muito das tiras de Snoopy são uma espécie de autobiografia de seu criador. Seus personagens são inspirados em pessoas do cotidiano de Charles Schulz, e alguns acontecimentos são referências a fatos de sua vida.
- A personagem Lucy van Pelt é um exemplo. Sua personalidade mandona, impaciente e sarcástica foi inspirada em Joyce, primeira mulher de Schulz. Em Peanuts, Lucy importunava Charlie Brown e adorava tirar do lugar a bola de futebol no momento em que o garoto iria chutar.
- Quando Joyce pediu que o marido procurasse tratamento psicológico, Schulz a ironizou por meio da tirinha, onde Lucy monta um quiosque psiquiátrico de plantão.
- Houve mesmo uma inatingível garota ruiva. Seu nome era Donna Mae Wold, ele a pediu em casamento em julho de 1950, e esta recusou. Ele amargou a rejeição por toda sua vida.
- Patty Pimentinha foi inspirada em Patricia Swanson, prima de Schulz, ela se comportava como um "moleque", brincava de bola e não gostava de receber ordens.
- Charlie Brown é o próprio Schulz na infância, um menino cujo pai falava alemão em casa e tinha uma barbearia (assim como o pai de Charlie Brown). E que por ter entrado na escola um ano antes que o correto, sempre foi o menor da classe, o mais franzino, sofria rejeição dos colegas de classe e ia mal nos esportes.
Sobre o livro
O aclamado biógrafo David Michaelis nos dá a primeira biografia completa do artista complexo, generoso, humilde, mas fervorosamente sério, apresentando um homem tão digno de admiração quanto francamente humano, que foi Charles Schulz. Baseado em anos de pesquisas, o livro apresenta a biografia definitiva de um ícone americano e dos inesquecíveis personagens que criou.
Schulz & Peanuts: a biografia do criador do Snoopy
Autor - David Michaelis
Editora - Seoman
Páginas - 592
Preço - R$ 49,60
Para mais informações e comprar clique aqui
0 Comentários