Palavra Cigana - obra apresenta os costumes e crenças de um povo nômade às novas gerações


Trabalho de pesquisa da autora Florencia Ferrari resultou em seis contos que falam de música, medos, sorte, heroísmo e amor

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 800 mil a um milhão de pessoas no Brasil se identificam como ciganos. Apesar do surgimento há séculos, o conhecimento sobre seus costumes e crenças ainda é difuso. Nesse cenário, a autora Florencia Ferrari lançou pela SESI-SP Editora o livro 'Palavra Cigana', que apresenta esse universo às nova gerações em seis contos.

Para chegar no material, ela explica que foram analisadas mais de 300 histórias que conheceu nos tempos de convívio com o mundo dos ciganos, selecionando as mais mirabolantes. “Acreditar ou não dependerá de cada um. Dificilmente se poderá provar que elas aconteceram de verdade, pois o registro original se perdeu no mesmo instante em que foram contadas pela primeira vez”, disse.

De modo geral, os contos falam de música, crenças, medos, heroísmo e amor. Um rapaz enfrenta um inimigo para ficar com a princesa; outro recebe ajuda de um ser sobrenatural para atingir seus objetivos; uma jovem descobre que tem muita sorte; tudo amarrado por personagens carismáticos, que cantam, dançam e ganham vida nas ilustrações de Stephan Doitschinoff, vencedor do prêmio Jabuti.

Além dessas narrativas, o livro, que faz parte do acervo doado pela Cosac Naify à SESI-SP Editora, ainda traz capítulos especiais sobre os ciganos pelo mundo, histórias que atravessaram o tempo e um guia com fontes e sugestões de leitura. O lançamento aconteceu durante a 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo.

Ficha técnica
Palavra Cigana
Autora - Florencia Ferrari
Ilustrações - Stephan Doitschinoff
Editora - SESI-SP Editora
Páginas - 88
Preço - R$ 47,04
Para mais informações e comprar clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários