A Fundação Nacional de Artes - Funarte lança no dia 26 de novembro, quinta-feira, o livro 'O Mundo do Som: Guia de Prática Interpretativa e Orientação Pianística', do pianista e pedagogo Cláudio Soares.
A publicação é resultado de palestras ministradas por Soares no Japão, onde a obra já teve 15 edições. Em linguagem acessível e abrangente, a obra ajuda o leitor a encontrar expressão própria na música. O lançamento no Brasil será realizado às 17h, em bate-papo com o autor no canal da Funarte no YouTube (clique aqui), com livre acesso. Na ocasião, o artista e professor reconhecido internacionalmente vai comentar sobre seu processo de trabalho, a construção do livro, sua experiência e suas impressões.
Em 'O Mundo do Som', Soares reflete a respeito da interpretação, a expressão artística e a importância da consciência do corpo para a prática musical. Convida alunos iniciantes, músicos profissionais e professores para uma análise sobre a união entre mente e corpo; afetividade e técnica; e criatividade e imaginação; além de desenvolver um roteiro de trabalho a orientadores.
Violinista e maestro, Cláudio Cruz, que já dirigiu e regeu várias orquestras do Brasil e do exterior, fala sobre o guia: “Após diversas edições no Japão, temos agora acesso a este importante trabalho, 'O Mundo do Som', traduzido para o português. Este é um livro sobre música para músicos e aborda assuntos importantíssimos para construirmos uma interpretação madura e convincente. Trata-se do resultado de uma vida dedicada ao ensino musical, que, apesar de abordar aspectos técnicos do repertório pianístico, indico a todos os músicos. A música é uma linguagem universal!”.
A professora e musicista Ileana Carneiro também destaca o mérito do livro que, segundo ela, apresenta um roteiro para a compreensão da música enquanto linguagem. “É todo um complexo que inclui: conhecimento, arte, crenças, lei, ética, usos e costumes, hábitos, aptidões, valores - significados que dão sentido ao mundo e à vida”, explica.
Sobre o autor
Cláudio J. L. Soares começou seus estudos musicais em Porto Alegre. No Rio de Janeiro, estudou na antiga Escola Nacional de Música e, após ser laureado em concursos nacionais, finalizou sua formação na Alemanha, na Escola Superior de Música e Teatro de Hanôver e na Escola Superior de Música de Hamburgo (como bolsista do Deutscher Akademischer Austauschdienst). Residindo no Japão desde 1983, é professor no renomado Osaka College of Music. Integrou o júri de diversos concursos e ministra regularmente cursos e palestras em países da Europa, nos Estados Unidos e no Brasil, muitos dos quais acessíveis pela internet. Seu trabalho com jovens outorgou-lhe incontáveis prêmios internacionais. Dentre várias obras, publicou dois livros que se tornaram clássicos na literatura musical e pianística do Japão.
Sinopse
'O Mundo do Som' é desenvolvido em três capítulos. Eles estimulam os artistas a encontrarem o "próprio caminho na música", como escreve o autor. O primeiro capítulo contempla "a interpretação da partitura - sua leitura e expressão corretas", citando os pontos que devem ser considerados, entre eles a busca pelo que o compositor quis expressar. No texto, o professor sugere uma forma de uso da "imaginação sonora" como ferramenta de “liberdade do intérprete”. Já no segundo capítulo, Soares analisa o timbre e o toque como elementos de produção de um belo som. Disserta sobre a utilização do próprio corpo como instrumento, propondo a conscientização de cada parte dele e sugerindo movimentos básicos, controle dos músculos e articulações, guiando o leitor até as mudanças de volume, timbre e toque. Por fim, o terceiro capítulo, direcionado a orientadores, disponibiliza pontos didáticos para um roteiro de trabalho, com detalhes práticos sobre treinamento e estudos.
Ficha técnica
O Mundo do Som
Autor - Cláudio J. L. Soares
Edições Funarte
Páginas - 144
Preço - R$ 30,00
Aquisição em todo o Brasil, pela Livraria Mário de Andrade (Funarte), somente pelo e-mail aqui
Serviço
Bate-papo em vídeo
Com o autor Cláudio Soares, o gerente de edições - Cepin Funarte, José Maurício Moreira e o servidor da GED, Carlos Eduardo Drummond
Data - 26 de novembro - quinta-feira
Horário - 17h
Local - canal da Funarte aqui
0 Comentários