O cinema nacional está pronto para assumir seu espaço nas telonas de todo o Brasil. São histórias que fazem rir, chorar, sonhar. Histórias que dão susto, animam as crianças, acalentam propósitos. Os filmes brasileiros que estão para estrear nos próximos meses é a inspiração para uma nova campanha do movimento #JuntosPeloCinema, que reúne mais de 280 profissionais do audiovisual.
O filme está sendo exibido em diversos canais parceiros de mídia, entre eles o Cineclick, num esforço coletivo de refazer a ponte entre os espectadores e os cinemas que ficaram fechados por mais de sete meses, e agora reabrem com rígidos protocolos de segurança.
O Movimento #JuntosPeloCinema tem como objetivo fortalecer o setor, cobrar apoio dos governos e estabelecer protocolos de segurança para a volta dos cinemas, o que começou a ocorrer no início de setembro. Com a reabertura das duas principais praças do País (São Paulo, e Rio de Janeiro), as distribuidoras começam a planejar também as estreias e anunciam, em conjunto, quais os títulos nacionais chegam às telas nos próximos meses.
A agenda de estreias divulgada pelo grupo alterna gêneros e públicos, fortalecendo toda a cadeia e contribuindo de forma direta com a retomada dos cinemas após meses delicados para o segmento.
“Durante toda a pandemia, vimos as fronteiras entre concorrentes sendo derrubadas e nos integramos em torno de um único objetivo: manter o cinema vivo. Por isso, para essa retomada criamos uma agenda de estreias que beneficiasse a todos, de maneira estratégica, para atrair ainda mais o nosso público e manter as salas sempre movimentadas”, explica Jorge Assumpção, Diretor de programação e marketing da Paris Filmes e que comandou o Time de Conteúdos Nacionais do movimento #JuntosPeloCinema.
Ele completa: "a equipe, formada por profissionais de 14 empresas diferentes, trabalhou todos esses meses conectando os produtores e os criativos do cinema nacional com a reabertura das salas. Eles foram fundamentais para essa campanha que valoriza os nossos filmes brasileiros".
São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e outras capitais já estão com suas salas abertas. Todas seguem os rigorosos protocolos de segurança e bem-estar estabelecidos por autoridades municipais e estaduais após a autorização para a reabertura.
Segundo a Feneec (Federação das Empresas Exibidoras de Cinema), os protocolos de segurança e bem-estar, entre outras ações, incluem:
- Oferta de álcool gel em diversos pontos ao longo do percurso do cliente
- Sinalização de assentos bloqueados e que não serão vendidos para atender tanto o limite de ocupação quanto distanciamento social
- Intervalos entre as sessões ampliados para a higienização segura das salas
- Uso obrigatório de máscara tanto para clientes quanto funcionários
- Utilização de EPI (Equipamentos de Segurança Individual) para os funcionários
- Saída controlada das salas
É importante reforçar que as salas de cinema possuem ar-condicionado que faz a troca de ar constante, com aparelhos higienizados que mitigam ainda mais os riscos de contaminação. A manutenção do ar-condicionado tem uma legislação própria de âmbito nacional que detalha todos os procedimentos para garantir a qualidade do sistema. É o PMOC - Plano de Manutenção, Operação e Controle na Lei 13.589/18.
Portanto, todas as salas de cinema possuem um sistema de ar-condicionado que garante a renovação contínua e integral do ar a cada sessão, são dutos independentes e por um duto entra o ar limpo e por outro sai o ar antigo. Esse sistema é bastante parecido com o utilizado em hospitais e aviões.
Confira o filmes da campanha:
Ficha técnica
Título - Vem Aí Cinema Nacional
Montagem e produção - Marina Kosa (Tanto Produções)
Finalização - Eduardo Pires (Tanto Produções)
Todos os profissionais envolvidos com o movimento #JuntosPeloCinema trabalham pro-bono
- 10 Horas Para o Natal
- A Febre
- A Menina Que Matou os Pais
- A Sogra Perfeita
- Acqua Movie
- Alemão 2
- Anna
- Auto da Boa Mentira
- Babenco - Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou
- Cabras da Peste
- Correndo Por Um Sonho
- D.P.A. 3 - Uma Aventura no Fim do Mundo
- Dente Por Dente
- Depois a Louca Sou Eu
- Dois Mais Dois
- Intervenção
- Juntos e Enrolados
- Marighella
- Nas Ondas Da Fé
- O Clube dos Anjos
- O Menino Que Matou Meus Pais
- Pacarrete
- Predestinado
- Todos os Mortos
- Veneza
0 Comentários