Congresso online discute alfabetização mais eficiente


A pandemia trouxe um dos maiores distúrbios nos sistemas educacionais prejudicando o processo de aprendizagem de milhões de estudantes. Pensando em contribuir para a educação, o Instituto NeuroSaber promoverá a primeira edição do 'Congresso de Alfabetização: da Ciência Cognitiva à Prática Escolar', dos dias 26 a 28 de novembro.

Ao vivo e online, o evento, que conta com importantes especialistas do setor, discutirá condutas educativas a partir de evidências científicas e refletir sobre métodos de ensino que possibilitem uma alfabetização mais eficiente.

Segundo Luciana Brites, CEO do Instituto NeuroSaber, o congresso vai promover treinamento qualificado para profissionais da educação, pais e interessados. Durante as palestras, serão analisados métodos de ensino que de fato contribuam para aprendizagem e que levem em consideração as etapas e o desenvolvimento, desde as dificuldades de aprendizagem às habilidades cognitivas e comportamentais.

Luciana Brites, CEO do Instituto NeuroSaber. Foto - Divulgação 

Brites ressalta ainda que o evento irá debater a importância da Ciência Cognitiva da leitura. Segundo ela, trata-se de uma análise dos processos linguísticos, cognitivos e cerebrais que ajudam a compreender sobre como funciona o cérebro de quem está aprendendo a ler e como se dá o aprendizado da leitura.

"Entendendo bem esses fatores e como eles acontecem dentro da mente, é possível pensar em melhores maneiras para auxiliar no desenvolvimento da leitura e da escrita das crianças. E diante de toda essa defasagem da educação, será fundamental que profissionais e pais possam estar melhor habilitados para reverter o atual cenário provocado pela pandemia", observa Luciana.

Palestras e elaboração de livro

As palestras também serão gravadas e disponibilizadas para serem assistidas posteriormente pelos participantes. Além disso, haverá um local digital que servirá como espaço para interação, com o objetivo de tirar dúvidas e compartilhar experiências entre os profissionais, pais e familiares interessados em alfabetização.

Também será elaborado um livro sobre o congresso, com o apoio de especialistas e pesquisadores participantes, que vai analisar os estágios e o desenvolvimento desde as dificuldades de aprendizagem às habilidades cognitivas e comportamentais.

As inscrições podem ser efetuadas pelo link aqui. Confira a programação completa do evento:

Inscrições

Data - 26 de novembro - quinta-feira
  • 18h - Dra. Alessandra Seabra inicia o congresso falando sobre a Política Nacional de Alfabetização (PNA) e Ciências Cognitivas
  • 19h - Dra. Maria Regina Maluf conversa com os participantes sobre a Formação de Professores e Alfabetização
  • 20h - Dra. Rochele Fonseca encerra o primeiro dia de congresso com um bate-papo sobre Literacia emergente: fatores neuropsicológicos pró-prontidão escolar e aprendizagem significativa

Data - 27 de novembro sexta-Feira
  • 18h - Dra. Alessandra Seabra abre o segundo dia de palestras com o tema Princípio alfabético, Consciência Fonêmica e Instrução Fônica
  • 19h - Dra. Ana Luiza Navas fala sobre a importância da Fluência de leitura
  • 20h - Dra. Ana Luiza Navas segue no encontro, com o tema Compreensão de leitura

Data - 28 de novembro - sábado
  • 09h - Dr. Clay Brites abre o último dia de congresso falando sobre os Aspectos Biológicos e Neurológicos da Linguagem Escrita
  • 10h - Dra. Camila Leon discute Autorregulação e Funções Executivas na Alfabetização
  • 11h - Dra. Cíntia Salgado palestra sobre a Identificação precoce de dificuldades de leitura e escrita em contextos de vulnerabilidade
  • 13h - Me. Gabriel Brito fala sobre a Leitura e escrita no Ensino Fundamental II
  • 14h - Dra. Rosângela Gabriel abrange a Alfabetização de Adultos
  • 15h - Me. Roselaine Pontes de Almeida fala sobre A BNCC e a alfabetização na Educação Infantil
  • 16h - Luciana Brites encerra o congresso em palestra sobre os Aspectos Psicomotores da Escrita

Postar um comentário

0 Comentários