Maria Adelaide Amaral toma posse na Academia Paulista de Letras


Foto - Globo/Fábio Rocha

Obra da dramaturga foi homenageada esta semana também no Prêmio Shell de Teatro

A dramaturga Maria Adelaide Amaral passou a ser oficialmente membro da Academia Paulista de Letras. Ela foi homenageada no teatro da APL na noite de ontem, dia 12 de março, e passou a ocupar a 35º cadeira, que foi de Paulo Bonfim por 56 anos. Também fazem parte dos acadêmicos Juca de Oliveira, Lygia Fagundes Telles, Maurício de Sousa, entre outros. Maria Adelaide já escreveu mais de 20 peças de teatro, 10 livros (sem contar com as traduções), e venceu prêmios como Moliére de melhor autor por Querida Mamãe (1994), troféu Jabuti por melhor romance nacional com Luisa (1986), prêmio APCA pela minissérie A Casa das Sete Mulheres (2003), entre muitos outros. Na televisão, foi autora de obras como A Casa das Sete Mulheres (2003), JK (2006), Dalva e Herivelto (2010), Dercy de Verdade (2012), Tititi (2011), entre outras.

"Estou muito feliz porque essa semana meus anos de trabalho foram reconhecidos de diferentes maneiras ", comemorou ela, que, aos 77 anos, foi também a grande homenageada do Prêmio Shell de Teatro pelo conjunto da obra, com sua contribuição para a dramaturgia nacional e trajetória em defesa do teatro contemporâneo.

Maria Adelaide estreou como autora de teatro em 1974, com a peça Resistência, inspirada no corte de funcionários de uma empresa em São Paulo. Dois anos depois, escreveu Bodas de Papel, que recebeu vários prêmios de crítica. Escreveu mais de 14 obras para o teatro. Em meados de 1980, lançou seu primeiro romance: Luísa - Quase uma História de Amor, vencedor do prêmio Jabuti de 1986. Começou a escrever para a televisão na Globo, em 1990, como colaboradora de Cassiano Gabus Mendes na novela Meu Bem, Meu Mal. Como autora principal, seu primeiro trabalho foi o remake da novela Anjo Mau, do mesmo autor. Destacou-se, sobretudo, em adaptações literárias para minisséries de sucesso. Já foram nove novelas e oito minisséries nesses 30 anos na emissora.

Postar um comentário

0 Comentários