Amor Profano - Fabio Benetti inaugura exposição individual no Tucarena


Obra Sahara, de Fabio Benetti. Foto - Acervo do artista

O artista inaugura exposição dia 04 de outubro, com curadoria de Iago Calegari

A temática da mostra está em consonância com o enredo da peça teatral de mesmo nome, em cartaz no local, com os atores Vivianne Pasmanter e Marcello Airoldi. Além das sete telas expostas, duas integram o cenário do espetáculo, de Motti Lerner, com direção de Einat Falbel.

Os confrontos a que estamos sujeitos, entre tradição e contemporaneidade, ancestralidade e fé, foram motes para as obras de Fabio Benetti, que dialogam com a dramatugia da peça Amor Proano, trazendo a expressividade das manifestações inconscientes. As telas, que integram a série Fendas do artista, são trabalhadas com rasgos, rupturas e cortes sobre superfícies irregulares, em sua maioria.

Na peça, Vivianne Pasmanter e Marcello Airoldi interpretam um casal que vive uma instigante história de amor, na qual Deus surge como o terceiro protagonista. Eles se reencontram 20 anos após o traumático divórcio. Criados em uma comunidade ortodoxa judaica, em Jerusalém, o casamento acaba quando ele abandona as leis religiosas e segue uma vida secular em Tel Aviv.

Obra Beijo, de Fabio Benetti. Foto - Acervo do artista

"Pode o amor rasgar o tecido de uma tradição? Fender a superfície de instituições ancestrais para libertar-se e concretizar-se como sentimento puro? Num complexo e constante confronto entre tradição, ancestralidade, fé, sentimentos e contemporaneidade, estamos a todo tempo sujeitos à quebra de paradigmas e profanação de tradições. No tear da existência, tecemos nossas próprias realidades com fios carregados de história. Na peça Amor Profano, a força do amor pode ser condutora de grandes rupturas cuja racionalidade e tradição nem sempre têm resistência suficiente para segurar, lançando-nos em dilemas inquietantes e batalhas internas desgastantes. Em diálogo com a proposta dramatúrgica, Fabio Benetti, artista que trabalha a expressividade das manifestações inconscientes, apresenta parte de sua série Fendas em consonância às reflexões incitadas em Amor Profano, cujo processo tem acompanhado desde o princípio e cuja compreensão da temática lhe é bem familiar, uma vez que convive com a cultura e tradição judaicas muito próximas de si. Sobre a tela, trabalha com rasgos, rupturas, cortes sobre superfícies quase sempre regulares, parecendo abrir novas possibilidades de ver e sentir para além do plano externo, superficial, lançando-nos num processo imersivo em sua obra e em nós mesmos. Benetti fende o véu que cobre a superfície para que enxerguemos além, no interior, e descubramos o quanto a força do amor e outros sentimentos humanos podem profanar nossas crenças e mudar nossa percepção sobre os mesmos objetos", declara o curador Iago Calegari.

Sobre o artista

O pintor Fabio Benetti projeta-se como autodidata no universo de sua pintura. Soma-se aos cursos que frequentou - na maioria, voltados à arte contemporânea - o seu ímpeto, seu impulso natural que externaliza suas ideias envoltas de influências do inconsciente: o acaso assume a bússola sensorial como guia de suas manifestações. Não há esboço ou esquema preestabelecido, tampouco um tema cuidadosamente pensado, tudo se afigura e formaliza no próprio ato da criação, à mercê da volatilidade de sentimentos e pensamentos fugidios, em que sua atitude de pintar e esculpir sobre a tela busca a expressão mais sincera e verossímil daquilo que a palavra não pode expressar. Para saber mais clique aqui.

Exposições

2019 - Uma Outra Estória (Galeria Zero)
2018 - Purgatório (individual, Galeria Tribo), Interseções (Focus LDN), Pouso Alto (coletiva, Galeria Cumaru, Brasília), Experiência Coletiva Transforma x Transmuta (Cordas Arte e Cultura), Fendas (Fresta) e 12ª Biennale D’Arte Internazionale (3º Prêmio Arte Abstrata, Sala Bramante, Roma-ITA) Inferno de Nós (com Angela fernandaes, Passagem Literária da Consolação)
2017 - Salões de Exposição da Secretaria de Cultura e FUNDACI (Ilhabela, SP) e Espaço no Olhar (mostra, Instituto Tomi Ohtake)
2016 - Origem e o Tempo (Galeria Rabieh), Entre o Saber e o Criar (Galeria Spazio Surreale) e Crossing - A vida em diferentes ângulos (Nigra Shafo Art Gallery)
2015 - 6ª Edição Parte - Feira de Arte Contemporânea e Inquietudes (Galeria Luiz Maluf)

Serviço

Exposição Fabio Benetti - Amor Profano
Data - de 04 de outubro a 23 de novembro
Visitação - sextas e sábados das 19h às 21h30 e domingos das 17h às 20h30
Local - Tucarena - Lounge
Endereço - Rua Monte Alegre, 1024 (entrada pela Rua Bartira) - Perdizes - São Paulo
Grátis

Espetáculo - Amor Profano
Gênero - Drama
Texto - Motti Lerner
Tradução - Debi Aronis e Diana Berezin
Direção - Einat Falbel
Elenco - Vivianne Pasmanter e Marcello Airoldi
Temporada - até 23 de novembro
Horário - sextas e sábados às 21h, e domingos às 19h
Duração - 80 min.
Ingressos - R$ 60,00 de sexta e R$ 80,00 sábado e domingo
Classificação - 12 anos
Mais informações 11 3670.8455 / 8454 ou clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários