A sensualidade da terceira idade em A Dança das Vedetes


Foto - Rodrigo Veneziano

Contemplado no 23º Edital de Fomento de Dança da Secretaria Municipal de Cultura, o projeto traz à cena um resgate do Teatro de Revista. As apresentações, gratuitas, acontecem de sexta, sábado e domingo até 21 de outubro

Estreia no próximo dia 28 de setembro o espetáculo A Dança das Vedetes, supervisionado pela Profª Drª Neyde Veneziano, especialista em Teatro de Revista. O espetáculo é resultado de uma pesquisa desenvolvida com um elenco de terceira idade e traz à cena muita alegria e brasilidade, resgatando a vedete que cada uma das participantes tem dentro de si. “São vedetes da terceira idade, mas vedetes modernas, empoderadas e que sabem muito bem seus lugares e o que querem da vida”, declara Neyde Veneziano.

Sem o vigor da juventude, mas com a alegria e o olhar de quem entende seu papel no mundo, os 23 componentes do elenco encantarão o público com seu trabalho singelo, pleno de entusiasmo e poesia. O espetáculo mostrará, inclusive, alguns pequenos esquetes e monólogos revisteiros, a fim de introduzir o espectador no universo da Revista.

A trilha sonora é outro show à parte, composta por canções como O Canto do Cisne Negro, de Villa Lobos; A Água Lava Tudo, de Emilinha Borba; Ô Abre Alas, de Chiquinha Gonzaga; Touradas Em MadriI, de Braguinha; e Mamãe Eu Quero, de Vicente Paiva e Jararaca.

Foto - Rodrigo Veneziano

Sinônimo de grande atração, o termo Vedete, de origem italiana, foi incorporado no Brasil como forma de se referir às artistas do período áureo do Teatro de Revista. A tendência do público é achar que “vedete” era uma super-star, coberta de paetês, brilhos e lantejoulas.

No entanto, poucos sabem que havia um “sistema” no Teatro de Revista, o qual determinava, inclusive, a posição que cada uma deveria ficar, sem se mexer muito. Elas faziam teatro musical, porém a grande responsabilidade era a de passar sensualidade, alegria e brasilidade, sempre sugerindo que a “vida vale a pena ser vivida”. É esta a essência do espetáculo, que pesquisou os corpos brasileiros dos anos 1950 e 1960, época em que as coreografias e os movimentos eram mais simples e ingênuos.

Foto - Rodrigo Veneziano

Ficha técnica
A Dança das Vedetes
Roteiro - Jorge Julião e Neyde Veneziano
Direção e Coreografias - Jorge Julião
Elenco - Aracy Goldinho, Bellis Dulce, Cecília Ferreira, Cecília Pereira, Celso Quartim, Cida Moedano, Dora Carvalho, Elsa Melo, Florindo Davanso, Geane Albanez, Jeanette Pinna, Lila Heleno, Luiz Feriani, Maria Cleide, Marly Fátima, Mercedez Barrios, Nani Catta Preta, Silvana Pulvirente, Tieta Carneiro e Walteir Terciani
Bailarinos Convidados - Anderval Areias e Tatiane Teixeira
Cenografia - Cassio Brasil
Desenho de Luz e Operação - André Lemes
Sonoplastia - André Lemes
Assistência de Direção - Cristina Vilella
Assistência de Coreografias - Ioneis Lima e Cristina Vilella
Figurinos - Nani Catta Preta
Costureiro - Luiz Feriani
Adereços - Ioneis Lima e Nani Catta Preta
Produção Executiva - Ioneis Lima
Coordenação e Supervisão Geral de Pesquisa - Neyde Veneziano
Realização - Veneziano Produções Teatrais e Cinematográficas
Assessoria de Imprensa - Moretti Cultura e Comunicação

Foto - Rodrigo Veneziano

Serviço
A Dança das Vedetes
Local - Teatro João Caetano
Endereço - R. Borges Lagoa, 650 - V. Clementino - São Paulo
Estreia - 28 de setembro
Temporada - até 21 de outubro
Horário- sextas e sábados às 18h e domingos às 16h
Duração - 60 minutos
Gratuito
Classificação - 12 anos
Informações 11 5573-3774

Postar um comentário

0 Comentários