Cartas para um Ladrão de Livros

Foto - Divulgação

Confesso que fico com um pé atrás quando o assunto é documentário. Mas 'Cartas para um Ladrão de Livros' é excelente! Adoro história e entendo o Laéssio, mas jamais faria o que ele fez. O cara pirou. Agora, faço a seguinte pergunta: existe oferta sem procura?

O documentário narra a história Laéssio condenado por furtar bibliotecas em pelo menos cinco estados, à procura de obras de elevado valor histórico, artístico e econômico - de fotos da corte brasileira do século 19, passando pelos primeiros mapas do país feitos a mão, a gravuras assinadas por artistas europeus, como o alemão Rugendas. 

Tem como ponto de partida as correspondências trocadas entre um dos diretores do filme e o próprio Laéssio, nos períodos em que ele estava preso. Ao todo, Laéssio já passou mais de dez anos detido em penitenciárias de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde se encontra atualmente recolhido. 

Resultado de um projeto de cinco anos, o longa-metragem - além de traçar um perfil da polêmica figura de Laéssio, a partir de depoimentos reveladores - levanta o debate sobre a preservação da memória do país.

Esse é o quarto longa-metragem dirigido pela dupla Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros, que assinam juntos 'Entre os Homens de Bem' (2016), 'Jaci - Sete Pecados de uma Obra Amazônica' (2014) e 'Carne Osso (2011). Assista abaixo ao trailer de 'Cartas para um Ladrão de Livros':

Postar um comentário

0 Comentários