Nos dias 11 e 12 de novembro, das 09h às 18h30, acontece a XVI Exposição de Oshibana-e. Promovida pelo Ateliê Oshibana-e da professora Alice Midori Imai, ao lado de seus alunos, o evento será realizado no Instituto IACE, na Vila Mariana.
Estarão expostas 90 obras de oshibana-e, mais pingentes, marcadores de livros e cartões. Ao longo do evento, também acontecerá o sorteio de um quadro da professora Alice, "No Alvorecer da Caminhada", com arrecadação revertida para o GRAACC.
Entre as obras expostas, estão as de autoria de Tieko Furuyama, assistente da Alice Midori Imai, vencedora do prêmio de bronze na categoria de Arte Craft, na Grande Exposição de Arte Bunkyo de 2016, e também de Kiyo Shima, Keiko Okura e Yoshimi Itogawa, alunos que foram selecionados neste mesmo concurso no ano passado.
Workshop, sorteios e responsabilidade social
Aos interessados em conhecer um pouco mais sobre a arte do oshibana e outras, como kirigami, origami e washi-e, haverá workshops de cada uma delas ao longo dos dias 11 (à tarde) e 12 (de manhã e à tarde). Já estão confirmadas, para os workshops de oshibana-e e origami do dia 11, as presenças de alunos da Escola Armando Arruda Pereira - EMEF, para que tenham a oportunidade de conhecer as artes japonesas.
"Estas atividades desenvolvem a concentração e a criatividade, trazendo bem-estar e equilíbrio. Fazem com que esqueçamos os problemas e das preocupações do dia a dia e possamos até mesmo melhorar os nossos relacionamentos", afirma a professora Alice.
Ainda para esta escola municipal, a Editora JBC, que está entre os apoiadores do evento, concedeu a doação de livros de culinária, de educação japonesa e mangás para a sua biblioteca, que beneficiará os 1129 alunos matriculados atualmente.
Sobre Oshibana-e
O Oshibana-e é a arte das flores, folhas e galhos prensados. 'Oshi' em japonês significa prensar, apertar; 'bana' vem de flor; e 'e' significa desenho, arte. Esta arte japonesa utiliza flores, folhas e galhos prensados para criar composições artísticas, quadros, objetos de decoração e presentes personalizados.
"Utilizamos uma técnica de prensagem, que mantém as cores naturais das plantas, desenvolvendo várias composições que trazem a natureza para os trabalhos em molduras e cartões, gerando obras de arte singulares", revela a professora.
No Japão, explica Alice, as empresas oferecem aulas de oshibana-e aos seus colaboradores, proporcionando relaxamento e concentração por meio da arte. "O oshibana-e desenvolve a capacidade de concentração e criatividade e não tem idade para começar aprender. Temos uma aluna de 92 anos, a sra. Kiyo, que faz quadros maravilhosos".
Sobre Alice Midori Imai
Em 1998, Alice concluiu os estudos na renomada Escola de Oshibana-e "Fushigi na Hana kurabu", no Japão. Chegou ao Brasil em 1999 e passou a adaptar seus conhecimentos, pesquisando e se dedicado à pesquisa de materiais naturais regionais, devido à diferença do clima do Japão. Somente após este período de adaptação é que a professora começou a dar aulas no Brasil.
Sua primeira exposição de Oshibana-e aconteceu em 2000, no Bunkyo, com a participação da mestra do Japão, sra. Yumiko Kotaka (Coronet Atelier Heart), da escola "Fushigi na Hana kurabu".
Alice Midori Imai recebeu a medalha de bronze na Categoria Craft na Grande Exposição de Arte Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) em 2010, o que marcou o início do reconhecimento desta arte no Brasil.
Em 2016, duas de suas obras foram apresentadas na reabertura do Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera, na exposição "O Olhar Japonês no Brasil", que reuniu artistas de diferentes manifestações culturais.
Serviço
XVI Exposição de Oshibana-e
Período - 11 e 12 de novembro de 2017
Horário - das 09h às 18h30
Entrada franca
Workshops Kirigami, Oshibana-e | Origami, Washi-e
Inscrição - R$ 20,00 por pessoa (cada workshop) - inclui material
Dias e Horários - dia 11 (09h30-10h30 e 10h45-11h45) e dia 12 (09h30-10h30; 10h45-11h45; 14h-15h; 15h15-16h15; 16h30-17h30)
Local - Instituto IACE
Endereço - Rua Frei Eusébio de Soledade, 84 - Vila Mariana - São Paulo (próximo à Estação do Metrô Ana Rosa)
Realização - Ateliê Oshibana-e Alice Midori Imai e seus alunos
Patrocinadores - Micron Pulverizadores - Century Travel e VMPG Investimentos
Apoio - Kami Arte - Mari Kanegae, Atelier Naomi Uezu - Kirigami, Luiza Okubo
Apoio Institucional - Consulado Geral do Japão, Editora JBC, Fundação Japão em São Paulo, Fundação Mokiti Okada, IACE (Instituto Arte Cerâmica), IPK (Instituto Paulo Kobayashi) e JCI Brasil-Japão
Mais informações 11 5573-8099 ou e-mail aqui
0 Comentários